Clube da II Liga propôs a introdução do sistema em reunião da Liga.
Corpo do artigo
A Académica propôs esta segunda-feira a introdução de um play-off de subida à I Liga na reunião de preparação para a Assembleia Geral extraordinária da Liga que se vai realizar na terça-feira.
Através de um comunicado, os estudantes basearam a proposta nos modelos seguidos por Espanha, Inglaterra, Itália e Grécia.
"A título de exemplo, optando-se por o 1º classificado (Campeão) subir diretamente à I Liga, os 2º, 3º, 4º e 5º classificados jogariam um play-off. Caso descessem três clubes da I Liga, subiriam diretamente dois da II Liga e o play-off seria jogado pelos 3º, 4º, 5º e 6º lugares. Deste modo, estimula-se a manutenção da competitividade da prova até às últimas jornadas e incentiva-se a qualidade de jogo praticado pois mantém um maior número de equipas na luta pela subida durante muito mais jornadas, originando entusiasmo e maior envolvência dos seus adeptos, fazendo com que as receitas de bilheteira aumentem", pode ler-se no comunicado da Briosa.
A Académica ocupa atualmente a terceira posição da II Liga, com 41 pontos, menos 11 do que o Aves, a primeira equipa em posição de subida e menos 16 do que o Portimonense, que lidera a tabela.