Marinho fez o golo que derrotou o Moreirense e deixa a Briosa bem encaminhada.
Corpo do artigo
A Académica deu um passo importante rumo à permanência na I Liga, ao receber e bater o Moreirense por 1-0, com um golo de Martinho, aos 18 minutos.
A formação comandada por Sérgio Conceição passou a somar 24 pontos, mais três do que Olhanense (0-2 em Barcelos, com o Gil Vicente) e Moreirense e quatro em relação ao lanterna vermelha Beira-Mar (1-2 em Vila do Conde, com o Rio Ave).
Os estudantes, que não venciam há 10 jogos, a última vez tinha sido a 25 de janeiro, tiveram de aguentar até ao final da partida a pressão da equipa de Moreira de Cónegos, que dominou inteiramente a segunda metade. O encontro entre os dois adversários diretos na luta pela manutenção começou com uma Académica mais pressionante e dominadora, embora sem criar verdadeiros lances de perigo.
O golo da Briosa surgiu aos 18 minutos, na sequência de um lançamento longo de Makelele da sua zona intermediária para o meio-campo adversário, onde estava Marinho a receber. O extremo aguentou a pressão de dois defesas contrários, tirou um opositor do caminho é à saída do guarda-redes Ricardo Ribeiro atirou rasteiro para o poste mais distante.
A equipa de Moreira de Cónegos subiu no terreno e equilibrou o jogo. Aos 36 minutos, Filipe Gonçalves quase empatou, numa cabeçada de cima para baixo, em que a bola saiu ligeiramente por cima do travessão, já com Ricardo batido, na sequência de um pontapé de canto. A Briosa respondeu com perigo aos 43 minutos, numa jogada de Wilson Eduardo pela esquerda, que, junto ao vértice da grande área, rematou cruzado, com a bola a passar por cima. Ainda antes do intervalo, Pintassilgo podia ter igualado a partida, mas falhou por centímetros o cabeceamento na pequena área academista.
No segundo tempo, o Moreirense dominou inteiramente o jogo, enviando duas bolas aos ferros da baliza de Ricardo e desperdiçando várias oportunidades de golo. A mais flagrante ocorreu aos 51 minutos, quando Ghilas falhou uma emenda à boca da baliza de Ricardo, na sequência de um livre na direita. Fábio Espinho, aos 69 minutos, enviou uma bola à trave, quando pretendia efetuar um cruzamento para a área, e, dois minutos depois, Pintassilgo atirou novamente à trave, num forte remate de fora de área.
Jogo no Estádio do Cidade de Coimbra.
Académica - Moreirense, 1-0
Ao intervalo: 1-0.
Marcador:
1-0, Marinho, 18 minutos.
Equipas:
- Académica: Ricardo, Rodrigo Galo, Halliche, Ferreira, Hélder Cabral, Flávio, Makelele, Cleyton (Marcos Paulo, 46), Wilson Eduardo (Bruno China, 77), Marinho e Edinho (Cissé, 65).
(Suplentes: Peiser, João Real, Bruno China, Marcos Paulo, Afonso, Amessan e Cissé).
Treinador: Sérgio Conceição.
- Moreirense: Ricardo Ribeiro, Paulinho (Rafael Lopes, 76), Diego Gaúcho, Aníbal Capela, Florent, Vinicius, Filipe Gonçalves, Pintassilgo, Fábio Espinho, Belaid (Wagner, 34) e Ghilas.
(Suplentes: Ricardo Andrade, Nilson, Rafael Lopes, Renatinho, Chula, Wagner e Tales).
Treinador: Augusto Inácio.
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Flávio (60), Ferreira (62), Marinho (69), Cissé (75), Rodrigo Galo (89) e Filipe Gonçalves (90+1).