A história de Fernando Andrade na primeira pessoa: do futsal ao "sonho" no FC Porto
Avançado do FC Porto recordou início de carreira difícil, onde chegou a estar desempregado durante sete meses
Corpo do artigo
Fernando Andrade foi lançado por Sérgio Conceição em Liverpool nos quartos de final da Liga dos Campeões, um sonho impossível de concretizar para o brasileiro há uns anos atrás. Em entrevista à ESPN Brasil, o avançado, que trocou o Santa Clara pelo FC Porto em janeiro, explicou que começou a jogar futsal depois de ter sido rejeitado por vários clubes no início da carreira.
"Fui dispensado em muitos clubes, não sei se vou lembrar... Fiquei duas semanas no Santo André e fui mandado embora, aos 14 anos. Também tentei no Juventus-SP, São Caetano, Corinthians, no qual fui dispensado no campo. Tenho umas cinco equipas nas quais fui dispensado [risos]. Joguei futsal teoricamente até tarde para quem deseja ir ao campo, até uns 17 anos, antes de ser aprovado no São Caetano na minha segunda tentativa", recordou Fernando.
O brasileiro rumou a Portugal em 2015, onde começou por representar o Oriental e acabou por jogar por Penafiel e Santa Clara antes de chegar ao Dragão. "Desde que cheguei tinha o sonho de jogar no FC Porto e quando surgiu a possibilidade não pensei duas vezes. Essa oportunidade no FC Porto apanhou-me totalmente de surpresa. Nunca imaginei. Sempre trabalhei muito para isso, mas se me perguntar se chega, é sonho, mas às vezes isso passa em branco. O bom é chegar aqui, viver isto, treinar todos os dias com grandes nomes num clube top como é o FC Porto", explicou.
Já com vários minutos somados com a camisola do FC Porto, Fernando cumpre agora o sonho de jogar a Liga dos Campeões, competição onde já foi importante para os azuis e brancos, nomeadamente na segunda mão frente à Roma.