A história de Fernando Andrade na primeira pessoa: do futsal ao "sonho" no FC Porto

Fernando Andrade recordou início de carreira difícil
Gonçalo Delgado/Global Imagens
Avançado do FC Porto recordou início de carreira difícil, onde chegou a estar desempregado durante sete meses
Fernando Andrade foi lançado por Sérgio Conceição em Liverpool nos quartos de final da Liga dos Campeões, um sonho impossível de concretizar para o brasileiro há uns anos atrás. Em entrevista à ESPN Brasil, o avançado, que trocou o Santa Clara pelo FC Porto em janeiro, explicou que começou a jogar futsal depois de ter sido rejeitado por vários clubes no início da carreira.
"Fui dispensado em muitos clubes, não sei se vou lembrar... Fiquei duas semanas no Santo André e fui mandado embora, aos 14 anos. Também tentei no Juventus-SP, São Caetano, Corinthians, no qual fui dispensado no campo. Tenho umas cinco equipas nas quais fui dispensado [risos]. Joguei futsal teoricamente até tarde para quem deseja ir ao campo, até uns 17 anos, antes de ser aprovado no São Caetano na minha segunda tentativa", recordou Fernando.
O brasileiro rumou a Portugal em 2015, onde começou por representar o Oriental e acabou por jogar por Penafiel e Santa Clara antes de chegar ao Dragão. "Desde que cheguei tinha o sonho de jogar no FC Porto e quando surgiu a possibilidade não pensei duas vezes. Essa oportunidade no FC Porto apanhou-me totalmente de surpresa. Nunca imaginei. Sempre trabalhei muito para isso, mas se me perguntar se chega, é sonho, mas às vezes isso passa em branco. O bom é chegar aqui, viver isto, treinar todos os dias com grandes nomes num clube top como é o FC Porto", explicou.
Já com vários minutos somados com a camisola do FC Porto, Fernando cumpre agora o sonho de jogar a Liga dos Campeões, competição onde já foi importante para os azuis e brancos, nomeadamente na segunda mão frente à Roma.
