A Corona quase só falta ir à baliza: números do jogador mais versátil da I Liga
Com o Boavista foi o 10 da equipa e assistiu Marega para o primeiro golo. Basicamente, só lhe falta ir para a baliza. Apesar das trocas de posição, é o portista mais consistente desde o regresso
Corpo do artigo
Corona é pau para toda a obra e praticamente só lhe falta ser utilizado à baliza esta temporada. Sérgio Conceição já o colocou em cinco posições (lateral direito, extremo direito, extremo esquerdo, médio ofensivo e avançado) o que faz dele o jogador mais polivalente entre as sete equipas da primeira metade da tabela, ou seja, as que lutam pelo título e pela Europa.
Com o Boavista, Corina somou mais uma assistência. Já são 15, que fazem dele o líder entre os portistas. Tem ainda quatro golos e estas 19 ações decisivas deixam-no a uma do seu melhor registo
Rafael Camacho, do Sporting, é quem mais se aproxima do portista com quatro posições (lateral direito, extremo direito, extremo esquerdo e segundo avançado). Rafa, do Benfica, já esteve em três posições (as duas alas e como avançado), Galeno, do Braga, também (as duas alas e lateral esquerdo). No Famalicão, Fábio Martins e Patrick William já se desdobraram em três lugares, depois no V. Guimarães há Sacko com duas posições e no Rio Ave encontram-se cinco jogadores com o mesmo número.
Corona é omnipresente, já fez inclusive três posições num só jogo, mas não se pense que se limita a ser um "tapa-buracos". O rendimento é sempre alto. O mexicano, claramente o portista em melhor forma desde o regresso do campeonato, tem golos e/ou assistências em quatro das cinco posições em que foi utilizado, faltando-lhe, curiosamente, apenas uma ação decisiva como avançado, onde jogou 75 minutos.
Depois de passagens esporádicas, esta época Corona fixou-se como lateral direito, onde cumpriu mais minutos, mas continua a ser chamado para zonas mais avançadas do terreno, da direita à esquerda, sem quebras de rendimento. De tal forma que já leva 19 ações decisivas esta época (quatro golos e 15 assistências), a última das quais no dérbi ao oferecer o primeiro golo a Marega, estando a apenas uma de igualar o melhor registo da carreira, conseguido precisamente na época passada.