O FC Porto foi sempre campeão quando chegou à 28.ª jornada do campeonato na liderança.
Corpo do artigo
O campeonato está mais imprevisível do que nunca, sobretudo pelas circunstâncias conhecidas, mas a história deste século conta que o FC Porto nunca desperdiçou uma liderança por esta altura da competição. Dito de outra forma, ao longo dos últimos 20 anos, sempre que o FC Porto passou esta jornada (28.ª) no primeiro lugar, acabou por se sagrar campeão nacional.
Esta situação aconteceu em oito ocasiões, a última das quais em 2011/12 (tinha seis pontos de vantagem). Curiosamente, nos últimos dois títulos, em 2012/13 e 2017/18, o FC Porto ocupava o segundo lugar por esta altura.
Apesar dos cuidados normais no discurso neste tipo de ocasiões - no final do dérbi com o Boavista, Sérgio Conceição falou nas dificuldades que se seguem... -, a verdade é que o FC Porto garantiu uma vantagem relativamente confortável de três pontos sobre o Benfica, que lhe permite, até, perder um dos seis jogos que faltam disputar até ao final da época, uma vez que tem vantagem no confronto direto.
Depois da visita a Paços de Ferreira, o calendário portista conta ainda com os jogos frente ao Belenenses (casa), Tondela (fora), Sporting (casa), Moreirense (casa) e Braga (fora).