Adiado início do julgamento que opõe Conceição a Seixas da Costa por difamação

Adiado início do julgamento que opõe Conceição a Seixas da Costa por difamação
Bruno Filipe Monteiro

Tópicos

Ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus chamou "javardo" ao treinador do FC Porto em março de 2019.

Foi adiado o início do julgamento, previsto realizar-se no Tribunal do Bolhão, que opõe Sérgio Conceição a Seixas da Costa, antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus e embaixador da ONU. Em causa está o processo movido pelo treinador do FC Porto, por difamação, depois de Seixas da Costa ter chamado "javardo" ao técnico nas redes sociais, em março de 2019.

Conceição, recorde-se, orienta esta terça-feira os dragões no encontro da Madeira com Nacional, para os oitavos de final da Taça de Portugal. Apresentou, por isso, um requerimento para que a sessão fosse adiada, na qual não estariam também algumas das testemunhas. Não há, por enquanto, nova data, aguardando o tribunal pelas medidas que o Governo irá anunciar no contexto de pandemia, que poderão influenciar a realização das sessões a curto prazo.

Recorde-se que, posteriormente à publicação nas redes sociais, Seixas da Costa assumiu algum "exagero" nas palavras utilizadas para se referir a Conceição. "Confesso que, de há muito, me desagrada bastante o modo como figuras de relevo do nosso futebol se comportam em público, dando mostra de uma imensa falta de respeito pelos adversários, servindo de exemplos negativos que ajudam à degradação do nosso futebol. A minha reação, neste caso particular, como já aconteceu face a atitudes de pessoas de outros clubes, entre os quais o meu próprio clube, foi a expressão extrema dessa minha indignação. Mas não me custa reconhecer que os termos não terão sido os mais felizes", escreveu, mais tarde, num blogue.