Do Águias do Alvite ao Marselha, Vitinha fez história pelo Braga

Do Águias do Alvite ao Marselha, Vitinha fez história pelo Braga
Redação com Lusa

Tópicos

Vitinha oficializado como reforço do Marselha até 2027

Vitinha assinou um contrato de quatro épocas e meia com o Marselha, até 2027, numa transferência recorde do Braga que pode ascender aos 32 milhões de euros (ME)

Os dois clubes oficializaram a ida de Vitinha para o terceiro classificado da Ligue 1, com o Sporting de Braga a revelar que os 32 ME são referentes a 100 por cento dos direitos sobre o jogador e que garante 10 por cento da mais-valia em futura transferência de Vitinha e ainda o direito de recompra dos direitos do avançado por 60 ME, acrescida de 10 por cento da mais-valia em futura transferência, tal como fonte ligada ao processo já tinha adiantado hoje à agência Lusa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o emblema minhoto revela que a transferência do avançado vai render 32 ME, sendo que "25 ME correspondem ao valor fixo e o remanescente ao valor máximo a pagar a título de quantias condicionadas (bónus) estando, no entanto, também garantido o pagamento do valor mínimo de 7.000.000,00€ (sete milhões de euros) a tal título caso a 30 de Setembro de 2026 as condições inerentes aos bónus ainda não se tenham verificado".

O internacional luso sub-21, de 22 anos, que esta temporada assinou 13 golos em 27 jogos pelos minhotos, é o novo número 9 dos marselheses, que estão atualmente a cinco pontos do Paris Saint-Germain, líder da Ligue 1.

Esta é a maior transferência de sempre dos bracarenses, em termos globais, um milhão a mais do montante pago pelo Barcelona por Francisco Trincão e dois acima da cláusula de rescisão do avançado que agora sai para França e que recebeu ainda propostas do Southampton, Brighton e Crystal Palace.

Natural de Cabeceiras de Basto, Vitinha começou a jogar futebol no Águias do Alvite e chegou ao Sporting de Braga em 2017/18, para reforçar a equipa de juniores.

Em duas épocas na equipa principal, marcou 28 golos em 67 jogos, conhecendo agora a primeira experiência no estrangeiro, pela porta da Ligue 1.

O ponta de lança internacional sub-21 conta no currículo com uma Taça de Portugal, conquistada em 2020/21.