UM LIVRO POR DIA >> Todas as histórias por contar deste leão de 1981/82 estão aqui. Para quem gosta de futebol. Para quem gosta de história.
Corpo do artigo
Ponto prévio: este "Big Mal & Companhia" não é um livro para sportinguistas saudosos. Vai além disso. O livro de Gonçalo Pereira Rosa tem o mérito de ser o primeiro em Portugal a retratar o que se passou para lá das portas fechadas durante toda uma época na vida de uma equipa profissional de futebol, que terminou em festa para depois mergulhar num jejum ao tempo impensável.
Pleno de figuras, figurantes e figurões, o elenco do Sporting que fez a dobradinha em 1981/82 começava na extravagância do seu técnico, Malcolm Allison, a viver um exílio após a glória no Manchester City, onde a sua "verve" marcara uma época. Com uma garrafa de Magos sempre por perto, o treinador libertino é retratado desde o passado, à sua contratação por João Rocha em 1981 e posterior montagem de um esquadrão tão fugaz quanto irresistível ao bom estilo anos 1980, que teve a sua melhor hora a pulverizar o Southampton de Kevin Keegan, na Taça UEFA - os leões tornar-se-iam o primeiro conjunto luso a vencer ingleses fora de casa. Mas o livro desenha todos os traços dos impagáveis atletas de 1981/82. Fala do Portugal de então; do genial e ambicioso António Oliveira ao indomável Nogueira, que curava ressacas a partir tudo em clássicos; de um Jordão brilhante; do líder Manuel Fernandes e de Meszaros, acrobata húngaro na baliza que descobriu o ocidente em Portugal.
Todas as histórias por contar deste leão de 1981/82 estão aqui. Para quem gosta de futebol. Para quem gosta de história.
O livro compra-se em qualquer loja da especialidade.