Nas alegações finais do processo Football Leaks, a decorrer na manhã desta quinta-feira, João Azevedo, advogado de Aníbal Pinto, falou de uma "emboscada".
Corpo do artigo
Está a decorrer, na manhã desta quinta-feira, no Campus de Justiça em Lisboa, o segundo dia das alegações finais do processo Football Leaks, onde Aníbal Pinto e Rui Pinto, acusado de 90 crimes.
O advogado de Aníbal Pinto, João Azevedo, defende que a atuação do seu representado cumpriu "religiosamente" as suas obrigações profissionais quando alegadamente foi abordado por Nélio Lucas para denunciar o nome de Rui Pinto numa reunião que estava a ser escutada pela PJ.
"O doutor Aníbal Pinto até merecia uma medalha, ou duas, porque cumpriu religiosamente os estatutos da Ordem dos Advogados; ele recusou um milhão de euros para identificar o Rui Pinto. Cuidou de defender os interesses do cliente à data, Rui Pinto e com a coragem que é exigida aos advogados. O doutor Aníbal não sabia que o encontro era uma emboscada e que estava a ser observado pela Polícia Judiciária. [...] Nélio Lucas não conhece Aníbal Pinto, não o conhecia de lado nenhum e, a brincar, oferece-lhe um milhão de euros? Não é normal. Este facto não mereceu a atenção devida. Foi nessa altura que Aníbal Pinto levantou a voz. Se ele tivesse aceitado a proposta de um milhão teria sido imediatamente detido, esse era um objetivo mas a PJ bateu à porta errada e Aníbal Pinto foi um advogado com A grande", vincou João Azevedo.
15600149
Mais à frente, o advogado criticou também a atuação dos vários agentes da PJ no processo, apontando a um RDE [relatos de diligência externa]]: "Temos um RDE à medida dos interesses da Doyen e de Nélio Lucas... Para quê é que isto é feito?", questionou, vincando ainda em particular a falta de respostas do inspetor Rogério Bravo em tribunal: "Enquanto órgão de polícia criminal como se recusa a responder a questões do tribunal? Tem a obrigação de contribuir para o esclarecimento mas não o fez e continuou a não pretender esclarecer, foi uma verdadeira vergonha."
15602743