Garantia num comício em Washington, na véspera de tomar posse como Presidente dos Estados Unidos
Corpo do artigo
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu pôr fim à “invasão” que considera representar a imigração ilegal, um dos seus principais temas de campanha, num comício em Washington, na véspera de tomar posse.
“Vamos acabar com a invasão das nossas fronteiras”, disse Trump, perante milhares de apoiantes reunidos no chamado "Comício da Vitória". O homem de negócios que se tornará o 47.º Presidente dos Estados Unidos ao meio-dia de segunda-feira prometeu emitir uma centena de ordens executivas no seu primeiro dia na Casa Branca.
“Agirei com uma rapidez e uma força sem precedentes”, declarou o multimilionário republicano de 78 anos, perante uma multidão entusiasta, nas bancadas da Capital One Arena, um recinto de 20.000 lugares onde habitualmente se realizam jogos de basquetebol, hóquei no gelo e concertos, no centro de Washington.
Retomando os temas dos seus discursos de campanha que o ajudaram a ser eleito a 5 de novembro de 2024, contra a candidata democrata, a vice-presidente cessante, Kamala Harris, num país altamente polarizado, Donald Trump prometeu “resolver todas as crises que o país enfrenta”. “Temos de o fazer”, afirmou.