
UM LIVRO POR DIA >> Está lá uma análise ao impacto de Mourinho na liga inglesa, bem como uma possível explicação para a sua perda de influência, mas também a noção privilegiada de quem interpretou (e explica) revoluções tão significativas como o 4x4x2 de Arrigo Sacchi no Milan
Como a larga maioria dos melhores livros sobre desporto, "How To Watch Football" (Como ver Futebol) não tem edição portuguesa, mas perceber o jogo pelos olhos de um dos mais invulgares futebolistas da história pode ser uma boa motivação para aprender inglês. Ruud Gullit foi um dos porta-estandartes da segunda grande geração do futebol holandês, que começou como defesa-central mas com uma interpretação simples do jogo: o objetivo era correr com a bola na direção da baliza contrária, coisa que fazia com facilidade por ser mais possante, mais rápido e maior do que 99% dos adversários.
Esse defesa-central, que depois foi extremo, segundo avançado, ponta de lança, médio e até competiu algumas épocas com Maradona (ele no Milan, o argentino no Nápoles) numa curiosa primeira versão do Messi-Ronaldo de hoje. No livro, Gullit conta tudo isso, mas pelos olhos do analista e comentador em que se tornou, depois de fracassada a carreira de treinador. Ao longo da narrativa, vamos vivendo, e aprendendo, com ele a perceber como o futebol se complica à medida que o vamos conhecendo.
Está lá uma análise ao impacto de Mourinho na liga inglesa, bem como uma possível explicação para a sua perda de influência, mas também a noção privilegiada de quem interpretou (e explica) revoluções tão significativas como o 4x4x2 de Arrigo Sacchi no Milan "holandês" dos anos 1990. Não que Gullit, campeão europeu em 1988 pela Holanda, seja um devoto da Laranja Mecânica, pelo contrário. O livro também nos traz a desconstrução de alguns desses mitos, à medida que eles se vão entrelaçando na caminhada. "How To Watch Football" não tem tradução portuguesa, mas pode ser encomendado via internet por menos de dez euros.
