Um livro por dia >> O Leeds United por todos temido foi arquitetado por Don Revie, que pendurou as chuteiras em Elland Road e ali passou a técnico.
Corpo do artigo
Para saber de onde veio o Leeds, o grande Leeds, o "Dirty Leeds" (que está a bater à porta de regresso à Premier League) tem de ler este "The Unforgiven", de Rob Bagchi e Paul Rogerson. Aqui conta-se como um clube irrelevante de província se tornou na maior força do futebol inglês entre a segunda metade dos anos 1960 e o início dos anos 1970, mordendo as pernas ao Man. United de Busby e ao Liverpool de Shankly. Literalmente!
O Leeds United por todos temido foi arquitetado por Don Revie, que pendurou as chuteiras em Elland Road e ali passou a técnico. Maníaco do detalhe, supersticioso, inovador, Revie descobriu, adquiriu e moldou lendas como Billy Bremner, Johnny Giles, Jack Charlton ou Norman Hunter. Dava dossiês ao plantel para estudo intensivo sobre adversários; obrigava recém-contratados a verem fitas de jogos para perceber como o Leeds jogava (inaudito ao tempo); interessava-se sobre a vida pessoal dos atletas; mudou o símbolo e equipamento do clube, forçando os jogadores a seguirem de fato para desafios; promovia jogos de bingo nos estágios e fez do Leeds uma equipa "uberagressiva", pontapeando até as sombras dos oponentes.
Pese vários segundos lugares na liga e diversas finais perdidas para delícia dos seus detratores, o Leeds de Revie foi duas vezes campeão de Inglaterra, ergueu uma Taça, uma Taça da Liga, um Charity Shield (Supertaça) e duas Taças das Cidades com Feira.
"The Unforgiven" encomenda-se facilmente a um preço simpático na Internet.