Taça de Portugal: Benfica aplica "chapa 5" ao Sporting e carimba o passaporte para as "meias"
No Estádio da Luz, as águias foram totalmente superiores às leoas, que viveram uma tarde de pesadelo.
Corpo do artigo
O Benfica está apurado para as meias-finais da Taça de Portugal, após ter goleado o Sporting - que conquistou a prova rainha na última temporada -, por 5-0.
Com Francisco Neto, selecionador nacional, a assistir ao dérbi lisboeta nas bancadas do Estádio da Luz - que contou com 15 032 espectadores, o novo recorde no futebol feminino português em jogos oficiais -, a formação encarnada, fortemente apoiada pelos seus adeptos, abriu o ativo à passagem do primeiro quarto de hora do desafio. Pauleta recuperou a bola, foi conduzindo a jogada e, já dentro da área, assistiu Jéssica Silva, que inaugurou o marcador.
Volvidos três minutos, a avançado lusa, de 28 anos, chegou ao bis na conta pessoal, através de uma finalização de pé esquerdo - com este remate certeiro, a jogadora natural de Vila Nova de Milfontes alcançou o 15º golo na presente época, contando todas as competições. O domínio das águias era avassalador e, aos 38", já depois de Pauleta ter acertado no travessão (26") e Cloé Lacasse ter desperdiçado uma oportunidade flagrante (36"), a internacional brasileira Ana Vitória, servida por Kika Nazareth, fez o terceiro com classe.
Até ao intervalo, destaque para o facto de Catarina Campos, árbitra do encontro, ter exibido o cartão branco às equipas médicas dos dois clubes, por estas terem prestado auxílio a um espectador que não se estava a sentir bem.
Na segunda parte, "virou o disco e tocou o mesmo". Aos 52 minutos, Ana Vitória também bisou, com Andreia Norton a ser a autora do último passe. O quinto da turma orientada por Filipa Patão apareceu aos 76", quando Christy Ucheibe, com um cabeceamento picado, deu o melhor seguimento a um cruzamento com conta, peso e medida de Catarina Amado, fechando, assim, a contagem no anfiteatro benfiquista.