É hora de desfrutar do dérbi lisboeta: raio-x a Benfica e Sporting antes do duelo
Águias, bicampeãs nacionais, e leoas, detentoras da Taça de Portugal, discutem, este sábado, a passagem às meias-finais da prova rainha do futebol português.
Corpo do artigo
Este sábado, dia 21, pela primeira vez na história, Benfica e Sporting medem forças para a Taça de Portugal de futebol feminino, num duelo a contar para os quartos de final, que será disputado no Estádio da Luz (15 horas, Canal 11).
Fazendo um balanço geral sobre os números das duas formações na presente temporada, as águias, lideradas por Filipa Patão, venceram 23 dos 27 jogos que realizaram até ao momento, tendo perdido por quatro vezes (todas para a fase de grupos da Liga dos Campeões). Na soma de todos os encontros, anotaram 106 golos - a internacional canadiana Cloé Lacasse, de 29 anos, é a melhor marcadora da equipa, com 19 remates certeiros - e sofreram 30, mantendo a baliza inviolada em 15 desafios.
Quanto às leoas, comandadas por Mariana Cabral, disputaram 17 partidas (12 vitórias, dois empates e três derrotas), todas para as competições internas. No total, marcaram 65 tentos - com uma dezena de golos, a avançado lusa Diana Silva, de 27 anos, é a máxima artilheira da turma verde e branca - e encaixaram 14, com dez "clean sheets", isto é, jogos sem conceder tentos aos adversários.
No que concerne a conquistas na prova rainha, o conjunto encarnado, que, na atual edição, eliminou Moreirense (17-0) e Länk Vilaverdense (2-0), levantou o cetro por uma ocasião, quando, em 2018/19, bateu o Valadares Gaia, por 4-0, na final.
Já a formação de Alvalade, que deixou Sport Clube Rio Tinto (13-0) e Atlético Ouriense (2-0) pelo caminho, reúne três troféus - em 2016/17 e 2017/18, triunfou, após prolongamento, sobre o Braga, e, na última época, derrotou o Famalicão, por 2-1, com Joana Marchão - que agora defende as cores do Parma, de Itália -, de grande penalidade, e Chandra Davidson a assinarem os tentos leoninos.
Os dados estão lançados, que venha o dérbi!