Equipa das Quinas, comandada por Francisco Neto, ascendeu duas posições no ranking europeu dado o desempenho na fase de qualificação, ainda por terminar, para o Euro'2022
Corpo do artigo
A Seleção Nacional ascendeu à 17.ª posição do ranking de coeficientes de seleções femininas da UEFA, classificação composta por um total de 50 países, anunciou, esta quinta-feira, o organismo que tutela o futebol no Velho Continente.
A subida de dois lugares na tabela liderada pelos Países Baixos - Portugal ocupava a 15.ª posição e ultrapassou País de Gales, Ucrânia e República Checa.-, mediante a atualização feita após a fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2022, deve-se aos resultados obtidos nos últimos cinco anos.
Os cálculos efetuados baseiam-se nas percentagens do desempenho protagonizado na qualificação e na fase final do Euro'2017 (vale 20% por cento da pontuação), na qualificação e na fase final do Mundial'2019 (40% por cento) e na qualificação para o seguinte Euro (mais 40% por cento).
A Seleção Nacional venceu seis partidas, empatou uma e perdeu apenas outra em oito jogos realizados na etapa de qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano, a realizar em Inglaterra. No total, somou 28.937 pontos no grupo E e, por isso, ascendeu duas posições no ranking, lançado em abril de 2019.
Além disso, Portugal vai conhecer, esta sexta-feira, o adversário a defrontar no play-off de acesso à competição europeia de seleções, depois de terminar a disputa do apuramento em segundo lugar, atrás da líder Finlândia.
Mais: em 2017, além da qualificação, a Seleção Nacional participou pela primeira vez num Campeonato da Europa, terminando o grupo 6 com 11 pontos em oito partidas. Dois anos depois, ficou em quarto lugar do grupo D do Campeonato do Mundo, com três pontos em outros tantos desafios, fora o apuramento.
Contas feitas, esta ascensão ao lote das 20 melhores seleções europeias femininas poderá, agora, influenciar a posição de Portugal no sorteio na fase de apuramento do Mundial 2023, cuja data ainda não foi revelada, e integrar um pote com as equipas mais cotadas.