O conjunto às ordens de Francisco Neto deu uma resposta muito positiva no primeiro de dois jogos de preparação para o play-off intercontinental de acesso ao Campeonato do Mundo de 2023.
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de futebol feminino goleou o Haiti, 56º classificado do ranking da FIFA, por 5-0, no primeiro de dois encontros de preparação para a final do play-off intercontinental de acesso ao Mundial"2023, que a turma lusa vai disputar a 22 de fevereiro do próximo ano, na cidade neozelandesa de Hamilton, contra o vencedor do duelo entre Tailândia e Camarões.
No Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade, Portugal podia ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto, mas Diana Silva, em boa posição, rematou por cima. A resposta haitiana não tardou, com Melchie Daelle, aos seis minutos, a desperdiçar uma excelente oportunidade para abrir o ativo. Aos 20", já depois de Diana Silva ter saído lesionada - Andreia Faria entrou para o lugar da avançado do Sporting -, Ana Borges, com um corte sublime, impediu que o disparo de Melchie Daelle, que seguia isolada, chegasse à baliza de Rute Costa.
Contudo, a formação orientada por Francisco Neto, que estava a sentir algumas dificuldades para impor o seu futebol, encontrou o caminho do golo à passagem do minuto 33. Após uma bola em profundidade de Diana Gomes, Jéssica Silva ganhou a frente a Kethna Louis e esperou pelo momento certo para servir, na perfeição, Vanessa Marques. A médio do Braga, de trivela, com o pé direito, atirou a contar. Aos 41", as mesmas protagonistas construíram o segundo tento luso. Andreia Jacinto, com um passe fabuloso a romper a linha defensiva do Haiti, respeitou a desmarcação de Jéssica Silva, a craque benfiquista ultrapassou a guarda-redes Lara Larco e assistiu Vanessa Marques, que só teve de encostar para bisar na partida.
Com Andreia Norton, Ana Capeta e Telma Encarnação indisponíveis (as três jogadoras foram dispensadas dos trabalhos da Seleção por motivos de ordem física) e Ana Rute a ser chamada para colmatar estas ausências, a equipa das Quinas podia ter dilatado a vantagem na fase inicial do segundo tempo. Porém, depois de ter conquistado uma grande penalidade, Vanessa Marques, na cobrança do castigo máximo, não conseguiu desfeitear Lara Larco e perdeu a possibilidade de chegar ao hat-trick na conta pessoal. Aos 66 minutos, Sílvia Rebelo, acabada de entrar, apontou o terceiro e, logo a seguir, Rute Costa, com uma intervenção de altíssimo nível, evitou que Roselord Borgella festejasse.
Aos 79", Tatiana Pinto, que foi chamada a jogo três minutos antes, fez o quarto, com Jéssica Silva a somar a terceira assistência no desafio. Pouco depois, numa combinação entre duas jogadoras do Benfica, Lúcia Alves descobriu Kika Nazareth nas costas da defesa haitiana e a dorsal 20, de apenas 19 anos, com uma "chapelada" de classe, fechou as contas de mais uma vitória portuguesa, a quinta consecutiva desde a participação no Euro"2022, realizado em solo inglês.
Nota ainda para o facto de Carole Costa ter atingido as 150 internacionalizações A, bem como para a estreia de Kelsey Araújo (a ponta de lança do Le Havre, de França, foi lançada aos 65 minutos). Segue-se a Costa Rica no trajeto luso, na próxima terça-feira, dia 15, a partir das 18 horas, em Alverca.