Declarações do selecionador Francisco Neto após o jogo Portugal-Haiti (5-0), de preparação para play off intercontinental de acesso ao Mundial feminino de 2023
Corpo do artigo
Sobre o jogo: "Foi um bom jogo da nossa parte, no sentido em que conseguimos recriar algo, estimular algo diferente, pois estamos muito habituados a jogar com equipas europeias e precisamos de outros estímulos, porque as equipas do play-off têm estilos de jogo diferentes."
O adversário: "Sabíamos os problemas que o Haiti nos ia colocar. Alguns momentos podiam ter sido melhores, mas, acima de tudo, foi importante para refletir e preparar as jogadoras para os jogos de fevereiro. Fico feliz porque depois das dificuldades, e mesmo nos momentos em que não jogámos muito bem, elas conseguiram encontrar as respostas e solucionar os problemas que o Haiti lhes colocou."
O melhor e o pior: "Queríamos que a nossa reação à perda fosse mais agressiva, demorámos algum tempo a reagir e a nossa circulação estava demasiado lenta, principalmente na primeira parte. Assim que melhorámos, a bola circulou mais rápido, não deixámos que a pressão chegasse à portadora da bola e criámos sempre perigo. É muito por aqui as ilações que tiramos, porque, se nos calhar os Camarões, vai ter de ser assim, vamos ter de dar sempre um apoio rápido à portadora da bola."
Sobre a Vanessa Marques: "É uma jogadora altamente competitiva. Ninguém gosta de falhar uma grande penalidade, uma oportunidade de fazer um hat-trick, mas ela também sabe que estamos cá para a apoiar. Fez dois golos, ajudou a equipa e vai ajudar no futuro. Não foi a primeira a falhar uma grande penalidade, faz parte de um processo de crescimento e ela vai reagir bem. Esta é uma equipa solidária, tanto nas coisas boas, como nas más, ninguém fica para trás. A Vanessa já tem experiência, deve estar triste, como é lógico, mas vai reagir."
O play-off: "Estamos confiantes. Penso que é a primeira vez na história da seleção feminina que fizemos cinco vitórias consecutivas. É uma equipa que vem numa onda de vitórias, de boas exibições, muito confortável no que tem vindo a fazer. Para nós, é importante sair daqui com as boas sensações que temos vindo a viver nos últimos encontros, porque, depois, vamos estar dois meses e meio sem nos juntarmos e é importante elas virem com estas boas sensações. Se o "play-off" fosse já amanhã, era isso que elas queriam."
Lesão: "A Diana Silva sofreu uma entorse traumática, ainda vai ser reavaliada, mas esperamos que não seja grave".
15342610
15341480