A treinadora do Benfica, tricampeão nacional, realçou que o Sporting, adversário na disputa pelo troféu, "tem as suas valências, mas também partes menos boas".
Corpo do artigo
Filipa Patão, treinadora do Benfica, defendeu, esta segunda-feira, que "não há favoritos" para a final da Supertaça feminina de futebol entre as 'encarnadas' e o Sporting, que se joga na quarta-feira, em Aveiro.
"Eu não gosto de apontar favoritos em competições destas, em finais de taças. Claro que temos sempre uma equipa ou outra que poderá estar num momento da época melhor que outra equipa. Porém, ainda assim, não quer dizer que seja favorita", afirmou.
A final da prova, que colocará frente a frente os dois rivais lisboetas, está marcada para as 19h45 de quarta-feira, no Estádio Municipal de Aveiro.
"Temos imensos casos de equipas, seja no feminino ou masculino, que até são as equipas que estão mais bem classificadas na época, ou que se apresentam melhor naquela altura, e, no entanto, naquela final daquela competição, há uma surpresa", acrescentou a treinadora do Benfica, em conferência de imprensa de antevisão do encontro, realizada no Centro de Estágio do Benfica, no Seixal.
Para Filipa Patão, as equipas do Benfica e do Sporting têm ambas as suas qualidades, e as suas partes menos boas, e a vitória acabará por sorrir ao conjunto que for mais competente e cometer menos erros durante a partida.
"O Sporting tem as suas valências, tem também as suas partes menos boas. Nós também temos as nossas valências e as nossas partes menos boas. Acredito que vai sair vencedora a equipa que for mais competente em todos os momentos do jogo, a equipa que cometer menos erros, porque, acima de tudo, o futebol é feito disso. É feito de sermos eficientes ou não, cometermos mais erros ou não, e o adversário tirar proveito disso", frisou.
A treinadora acredita que, nesta fase da época, "poderá haver algumas surpresas".
"Eu costumo dizer que não há grandes surpresas, porque as equipas já se conhecem muito bem, mas, no início da época, num arranque de época, é possível haver ali uma ou outra nuance, uma ou outra estratégia diferente para abordar aquele jogo, que poderá trazer outras coisas", advertiu.
Confrontada com o maior número de jogos disputados pelas suas jogadoras, Filipa Patão referiu que prefere ter mais jogos por estar a disputar o acesso à Liga dos Campeões, mas mostrou-se convicta de que as águias têm todas as condições para fazer uma boa recuperação depois dos encontros e para se apresentar nas melhores condições físicas frente ao Sporting.
A técnica deixou ainda um apelo à presença do público na final da Supertaça, em Aveiro, por acreditar que as duas equipas têm condições para proporcionar um bom espetáculo.
"Temos os ingredientes certos para termos um excelente jogo. Acredito que vai ser um Sporting que se vai apresentar na máxima força, e um Benfica que também quererá apresentar-se na máxima força", concluiu.
Recorde-se que, na última época, o Benfica, tricampeão nacional, conquistou a prova, ao bater o Sporting, na final, por 4-1, após prolongamento: Kika Nazareth, Ana Vitória, com um bis, e Nycole Raysla apontaram os golos das águias, enquanto Cláudia Neto assinou o tento da turma verde e branca.