Filipa Patão: dos títulos como jogadora à estreia vitoriosa no leme do Benfica
Ao fim de 14 jogos no comando técnico do Benfica, Filipa Patão soma 12 vitórias. Neste momento, e a ocupar a segunda posição da Liga BPI, o objetivo passa pela conquista inédita do título
Corpo do artigo
No início de janeiro surgiu o primeiro grande teste: a final da Taça da Liga, frente ao Braga, referente à temporada passada. Na primeira final de águia ao peito, Filipa Patão não tremeu e venceu por números esclarecedores: 3-0, naquela que foi a primeira edição da prova.
Com ADN de vencedora, a treinadora de 32 anos repetiu recentemente a proeza e levantou novamente a Taça da Liga, esta referente à atual temporada, frente ao eterno rival, o Sporting, por 2-1. O resultado desse jogo reforça as aspirações encarnadas no campeonato, por ter sido uma resposta à altura das rivais, que no fim de semana que antecedeu essa final as venceram em jogo da Liga BPI.
Ao fim de 14 jogos à frente do Benfica, Filipa Patão apenas perdeu por duas vezes, frente ao Sporting, no tal jogo que poderia ter deixado marcas, e diante do Braga, a contar para a Taça de Portugal. No entanto, as duas Taças da Liga conquistadas já a fizeram entrar na história do futebol feminino nacional, por ser a única treinadora com esses troféus no palmarés.
A história de Filipa Patão no futebol feminino já é longa. Antes de abraçar o desafio de ser treinadora principal das encarnadas, já trabalhava no Benfica como treinadora-adjunta e coordenadora dos escalões jovens feminino, onde treinava as equipas B e sub-19. O bom desempenho no clube permitiu-lhe a ascensão dentro da estrutura da secção. Com vontade de elevar o futebol feminino, como já disse várias vezes, Filipa Patão aponta agora à conquista inédita da Liga BPI.
Neste momento, o Benfica é o segundo classificado da fase de Apuramento de Campeão, com sete vitórias e uma derrota, o que perfaz um total de 21 pontos, menos um do que o líder Sporting. Com a paragem para as seleções, as encarnadas só voltam a entrar em campo no final do mês de abril, com o Braga como adversário
Percurso Internacional com catorze títulos
Antes de abraçar o cargo de treinadora, Filipa Patão foi jogadora em vários clubes, que lhe permitiram atingir muitas conquistas na carreira. Internacional por Portugal, Filipa começou a dar os primeiros passos na modalidade no 1.º Dezembro, seguindo-se o Futebol Benfica. Dois emblemas que possibilitaram a conquista de sete campeonatos, seis taças de Portugal e uma Supertaça. Depois desses feitos, decidiu arrumar as chuteiras, quando jogava pelo Estoril, clube que representou durante uma temporada. Em simultâneo já treinava as camadas jovens de outros emblemas.