Da baliza para a primeira linha de combate: "Tenho medo, é impossível não ter"
Andreia, enfermeira, vai para a linha da frente, num "drive thru", e escreveu às colegas de plantel no Fiães.
Corpo do artigo
Com toda a competição suspensa e todos os holofotes voltados para o combate à pandemia de Covid-19, propagam-se os apelos para seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde, muitas vezes pela voz de atletas e artistas de renome. No plantel feminino do Fiães, da II Divisão, os apelos e recomendações vêm de dentro do balneário, por parte de quem conhece bem a realidade desportiva e a da saúde.
Andreia Santos, média do clube do concelho de Santa Maria da Feira, é enfermeira no hospital de S. João, no Porto. Outra enfermeira de serviço é a guarda-redes Andreia Matos. Habituada a manter a salvo as redes da equipa, a atleta de 26 anos inicia na próxima semana uma missão na primeira linha de combate ao coronavírus. "Para a semana vou para um posto "drive thru" começar a fazer exames a casos suspeitos da Covid-19. Tenho medo, é impossível não ter. Mas para isso estudei. Para isso trabalhei. Para todos nós", escreveu a jogadora, antes de deixar escapar um desabafo emocionado face ao afastamento das companheiras de plantel. "Tenho saudades vossas. Saudades do balneário... saudades dos nossos domingos... saudades do nosso grito", revelou.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Enfermeira na Unilabs, Andreia Matos vai trabalhar nas estruturas criadas para fazer os testes a pessoas com suspeita de infeção, previamente referenciadas pelo Serviço Nacional de Saúde. Pronta e confiante na missão que tem pela frente, a guarda-redes deixou uma mensagem de esperança e responsabilidade. "Só depende de nós continuarmos a gritar juntos. Por favor, a toda a nossa equipa, fiquem em casa", pediu. "Nós vos damos tudo nesta luta também. Adoro-vos. Que Deus esteja convosco", despediu-se.
As companheiras de equipa responderam, assumindo o temor pelo momento, mas até esse sentimento tem pontos positivos: "Como diz o míster, o medo faz-nos estar mais concentrados!"
O Fiães ocupa a segunda posição da Série Norte da II Divisão, com os mesmos pontos do líder Famalicão (seis).