Ainda assim, as águias, comandadas por Filipa Patão, encerram o percurso europeu com a melhor campanha de sempre do clube na prova, ao totalizarem seis pontos na fase de grupos.
Corpo do artigo
O Benfica despediu-se da edição 2022/23 da Liga dos Campeões de futebol feminino com uma derrota, por 2-0, no reduto do Bayern Munique, num duelo da sexta e última jornada do Grupo D.
No FC Bayern Campus, em Munique, as bávaras podiam ter festejado logo aos 18 segundos. Porém, Klara Bühl, em excelente posição, atirou ao lado. A turma encarnada, com uma exibição muito personalizada, criou a primeira situação de perigo à passagem dos 10 minutos. Kika Nazareth recuperou a bola em zona subida, galgou alguns metros e, de fora da área, obrigou a guardiã Maria Grohs a defender para canto. Aos 22", Sydney Lohmann, com um tiraço de pé esquerdo, acertou com estrondo no poste. A caminho do intervalo, surgiu o lance mais polémico de todo o encontro. Aos 44", Cloé Lacasse introduziu a bola no fundo das redes da formação orientada por Alexander Straus, mas a árbitra italiana Maria Sole Caputi assinalou falta da avançado canadiana.
No reatar, aos 51 minutos, o conjunto germânico abriu o ativo. Georgia Stanway viu a desmarcação de Klara Bühl nas costas de Ana Seiça, colocou-lhe a bola com precisão e, na cara de Rute Costa, a internacional alemã não desperdiçou. À hora de jogo, mais uma ocorrência bastante controversa. Cloé Lacasse foi atingida por Maria Grohs dentro da pequena área e a árbitra do desafio voltou a assinalar uma falta da atacante benfiquista. Pouco depois, aos 63", após uma fantástica jogada individual, Jéssica Silva esteve perto do empate, mas a guarda-redes do Bayern negou as intenções da criativa lusa. À entrada para os derradeiros 15 minutos da partida, Klara Bühl, novamente servida pela inglesa Georgia Stanway, bisou e fechou a contagem. Até ao fim, Cloé Lacasse, aos 82", e Nycole Raysla, aos 87", ainda tiveram chances para reduzir a diferença no marcador, mas estava traçado que as bicampeãs nacionais iam sair da Baviera sem qualquer golo.
Apesar do desaire, as comandadas de Filipa Patão encerram a participação com a melhor campanha de sempre do clube na prova europeia, ao totalizarem seis pontos na fase de grupos.