Da origem do desenho gráfico de O JOGO à conquista do Óscar do design jornalístico
O JOGO foi distinguido nos prémios ÑH2018 como o melhor jornal popular e desportivo do ano.
Corpo do artigo
O jornal O JOGO foi distinguido como o jornal popular e desportivo do ano pelos prémios ÑH2018 - O Melhor Design Jornalístico de Espanha, Portugal e América Latina. A concurso estiveram 2.318 trabalhos produzidos por 113 publicações de 12 países diferentes, numa iniciativa do Capítulo Espanhol da Society for News Design (SND-E) e da SND Sudamérica. Na mesma categoria de O JOGO (diário popular e desportivo) os finalistas foram os espanhóis de a Marca, os mexicanos de El Gráfico e os brasileiros de Extra. Recorde-se que o desenho gráfico original de O JOGO foi realizado em 2014 - com destaque para a introdução de um novo logotipo - pelo estúdio Erreacomunicacion sob orientação do Diretor de Arte do jornal, Armando Alves.
Os Prémio ÑH, equivalentes aos Óscares do design jornalístico, têm como objetivo reconhecer o valor do grafismo nos meios de comunicação e a iniciativa já conta 14 edições. Até 2016, a participação estava limitada a publicações de Portugal e Espanha, mas foi entretanto aberta aos países da América Latina. A entrega dos prémios está agendada para o dia 23 do próximo mês, coincidindo com a realização do Congresso ÑH2018 em Madrid.
A Society for News Design (SND) é uma organização internacional de profissionais de jornalismo, com mais de 2500 membros originários de mais de 50 países divididos em 21 regiões, tendo sido fundada em 1979, nos Estados Unidos.