As diretrizes da OMS são cada vez mais discutidas. Irrefutável é a importância da utilização correta
Corpo do artigo
É a discussão do momento: máscaras, sim ou não? Um pouco por todo o mundo, a comunidade médica e científica diverge na abordagem, entre a defesa de uma utilização generalizada e o apelo a que apenas determinados grupos as utilizem, apoiado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguido pela Direção-Geral de Saúde.
Onde todos estão de acordo é na importância das regras de utilização, que ao lado elencamos, segundo a OMS. Este guia aplica-se às máscaras cirúrgicas, que têm um filtro de retenção de gotículas de dentro para fora e uma longevidade de sensivelmente quatro horas.
Recentemente, a OMS alertou para o perigo de uma utilização errática. "As pessoas que usam máscara podem ter um falso sentimento de segurança e esquecer outros gestos essenciais, como lavar as mãos. Se as máscaras estiverem mal colocadas, a pessoa pode ter a tendência de tocar com mais frequência na cara", vincou Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS.
Por outro lado, o presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas insurgiu-se contra a DGS. "Está demonstrado que a utilização das máscaras diminui o potencial de contaminação. O que nos incomodou na posição da DGS foi o argumento utilizado: de que não era eficaz. Isto não é verdade. O que temos é que não há máscaras suficientes e arranjou-se uma desculpa", afirmou Fausto Pinto.
Entretanto, a DGS alargou a recomendação de uso de máscaras a uma série de grupos e profissões, como cuidadores informais, forças de segurança, bombeiros, doentes imunodeprimidos ou funcionários em atendimento ao público quando não haja um separador de acrílico. "Sempre dissemos que se houvesse evidências novas, agiríamos", vincou Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde.
COMO UTILIZAR AS MÁSCARAS CIRÚRGICAS
1 Desinfete as mãos. A máscara só é eficaz quando combinada com a frequente lavagem das mãos.
2 Coloque a máscara com o lado branco para dentro e o mais escuro para fora. Ajuste a extremidade mais rígida ao nariz. O tecido deve cobrir o nariz e a boca e ser ajustado debaixo do queixo. Certifique-se de que não há espaços entre o rosto e a máscara.
3 Não toque na máscara enquanto a utiliza. Se o fizer inadvertidamente, desinfete as mãos
4 Troque a máscara quando esta ficar húmida. Não a reutilize.
5 Remova a máscara através dos elásticos ou atilhos, sem tocar na parte frontal. Ponha-a de imediato no lixo.
6 Volte a desinfetar as mãos.