Material médico e de proteção proveniente de Pequim, capital da China.
Corpo do artigo
Um avião fretado pelo Estado português chegou este domingo a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória destinados ao Sistema Nacional de Saúde, informou a embaixada portuguesa na China.
O Airbus A330-941, fretado à TAP, transportou um total de 20 toneladas e 160 metros cúbicos de carga médica, que inclui ainda viseiras e fatos de proteção, entre doações e compras do Estado português que se destinam a equipar os hospitais para o combate contra a epidemia do novo coronavírus.
O avião partiu de Pequim esta madrugada, depois de um "exercício diplomático intenso", que envolveu "diligências junto das autoridades e entidades doadoras para garantir todas as autorização necessárias", revelou à Lusa a embaixada.
A carga inclui equipamento médico doado pela EDP e o seu acionista chinês, a estatal China Three Gorges, pelos gigantes chineses da Internet Tencent e Alibaba, mas também por privados, como o treinador português Vitor Pereira, para além de aquisições feitas pelo Estado português.
A embaixada ressalvou que há mais carga para ser enviada, e que ultrapassa "largamente" a capacidade de um só avião, pelo que "serão precisos mais voos".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS