Corpo do artigo
O mundo abre a boca de espanto perante o mau perder de Cristiano Ronaldo. As imagens do craque português a cuspir em frente a uma câmara de televisão mal terminou o jogo com a Espanha entraram pelos televisores em directo, mas ontem houve mais imagens a espalharem-se pela internet através do popular sítio de partilha de vídeos YouTube.
As imagens recolhidas pelo canal espanhol Cuatro, que acompanhou Ronaldo durante toda a partida, falam por si. Mal terminou a partida, um operador de câmara colocou-se junto ao português para captar a sua expressão - um procedimento normal em todos os jogos do Mundial, sobretudo com as principais estrelas. Frustrado, Ronaldo disse-lhe "Vai gravar quem ganhou, c******!", acrescentando "Prò c******!" Logo a seguir cuspiu para o chão, em sinal de desprezo. As imagens têm legendas em castelhano, mas as frases do futebolista madeirense são em português e bem audíveis.
A mesma reportagem mostra também imagens de Cristiano Ronaldo durante a partida. Logo após o golo da Espanha, pode ver-se o jogador do Real Madrid a dar uma valente reprimenda aos seus colegas mais recuados, em especial a Pepe e Tiago. Depois, aos 72', no momento em que Carlos Queiroz efectuou as duas últimas alterações - tirou Pepe e Simão, colocando Pedro Mendes e Liedson -, Ronaldo vira-se para o banco de suplentes e abre os braços, dizendo: "Assim não ganhamos, Carlos!"
O resto da história, já todos conhecem. Quando a partida terminou, Ronaldo recusou-se a falar aos jornalistas, remetendo as explicações para a derrota para Carlos Queiroz. As imagens que ontem foram divulgadas pela Cuatro acabam por ser uma resposta do próprio Cristiano Ronaldo.