Corpo do artigo
Ao longe parecia Osvaldo, o extremo que o Al-Ahly emprestou na época passada mas acabou dispensado. A fisionomia (baixo e esguio) é idêntica, mas o Braga não repescou esse jogador. A cara era mesmo uma novidade absoluta. Médio- ofensivo, Tales Souza é amplamente reconhecido no Brasil. De tal forma que é, segundo a confederação brasileira de futebol, o mais internacional de sempre nos escalões de formação brasileira, com 74 presenças repartidas pelas várias equipas. Foi campeão sul-americano de sub-15, sub-17 e sub-20. Foi nesta última prova (dois golos) que brilhou e impressionou Paulo Menezes, ex-scout do Braga. Há um ano só foi possível trazer Peña, que jogou pela Venezuela. Agora, Tales estava livre e aceitou o repto de se mudar para a Europa.
O jogador tem facilidade em marcar golos, até porque muitas vezes joga como segundo avançado. Mas a sua especialidade são, todavia, as assistências. Que o diga o compatriota Walter, provável reforço do FC Porto e que muito beneficiou da parceria com Tales. Quer no Internacional de Porto Alegre, onde ambos se formaram e percorreram trajecto comum, quer na selecção, que partilharam, embora nem sempre na primeira equipa. Havia Ganso (estrela do Santos) e Alan Kardec (sim, o que alinha no Benfica) a taparem-lhes o lugar.
O brasileiro, de 20 anos, treinou-se ontem pela primeira vez com os novos colegas de equipa. No exercício táctico alinhou como segundo avançado e revelou-se ainda inadaptado. Terá muito tempo para crescer e justificar a aposta. É visto como um jogador de imenso futuro, que poderá render também juros no presente. Um pouco como Peña. Tales pode ser, aliás, o jogador que abre portas ao empréstimo do venezuelano.
Benjamim de Mossoró, Renteria e Possebon
Em 2006, com apenas 16 anos, Tales já era uma enorme promessa do Internacional. Tanto que foi chamado a treinar com a primeira equipa, onde jogavam Mossoró e Renteria. O primeiro será agora seu colega e, em teoria, primeira opção para a sua posição. O desenvolvimento de Tales não teve repercussão no clube gaúcho, talvez por não jogar numa posição mais recuada do que na selecção. Nunca se estreou na Série A do Brasil. Em 2008 começou a jogar na equipa B, ao lado de outro ex-bracarense: Possebon. No final de 2009 não renovou contrato.
Tales Souza
Nome completoTales Tlaija de Souza
Idadae20 anos (20/01/1990)
Altura1,68m
Peso68 Kg
ClubeInternacional (todos os escalões)