Corpo do artigo
Embora seja considerado um dos jogadores imprescindíveis pelo treinador Manuel Machado, a Direcção do Guimarães não pode rotular nenhum atleta de inegociável, já que os encaixes financeiros são imprescindíveis, e o central João Paulo é um dos jogadores com mais mercado no plantel, podendo ter como destino a Roménia. Segundo O JOGO apurou, o defesa está referenciado pelo Rapid de Bucareste, clube onde jogou em 2008/09, por empréstimo do FC Porto, realizando, na altura, 25 jogos, com três golos marcados. O único entrave poderá ser a questão salarial, já que os romenos não podem pagar mais do que 300 mil euros por época, sendo certo que o jogador, com mais um ano de contrato com o Vitória, também tem clubes interessados na Turquia. O processo negocial, recorde-se, está a ser intermediado pelo agente FIFA, Nélson Almeida, à semelhança da possível saída do médio-ofensivo Rui Miguel, que, tal como já foi noticiado, tem fortes possibilidades de rumar aos turcos do Ankaragucu.
Aos 29 anos, João Paulo regressou, na época passada, a Portugal, após a passagem pelos franceses do Le Mans e a sua chegada à Cidade-Berço só foi possível após a venda do passe de Bebé ao Manchester United.
Patrão a tempo inteiro no eixo da defesa
A aquisição de João Paulo foi um dos desejos de Manuel Machado e a comprová-lo está a época positiva realizada pelo defesa, titular em 27 jogos, relativos a todas as competições, com destaque para a Liga ZON Sagres, na qual alinhou em 22 partidas. Aliás, fez mesmo dupla com todas as opções no plantel para o eixo defensivo - Ricardo, N'Diaye e Freire - actuando, inclusive, ao lado do médio-defensivo Cléber, que, em algumas ocasiões, foi adaptado ao lugar.