Corpo do artigo
João Almeida é o novo presidente do Belenenses, sucendendo a Viana de Carvalho na Direcção do clube do Restelo. O candidato da lista B obteve uma vitória esmagadora de 5104 votos (86,6%), contra apenas 627 (10,6%) da lista A liderada por João Gonçalves, num sufrágio - que registou 101 votos brancos e 60 nulos - em que participaram 962 sócios de um universo de 5311 com direito a voto (aquém do registado em 2009 com mais de 1500 votantes).
O triunfo começou a desenhar-se no fim da contagem da mesa 1 (eram 3), com João Almeida a reunir grande número de votantes (3097 contra 420), o que levou João Gonçalves a reconhecer logo a derrota e a cumprimentar o adversário nas urnas, antes de abandonar o recinto.
João Almeida referiu ter-se assistido a uma "demonstração de vitalidade" do clube, esperando contar com todos "inclusive com os que deram a cara pela Lista A". "Os sócios perceberam que precisávamos de mudar. Temos situações pendentes, com o fisco e Segurança Social e vamos tentar cumprir com os pressupostos para inscrever a equipa", acrescentou o recém-empossado líder, que não deseja hipotecar o clube com a subida de divisão. "Cortaremos com o orçamento do futebol. Não há condições para assegurar a diferença entre receitas e despesas das modalidades. Há que reestruturar e estabilizar o clube para podermos recuperá-lo." O plantel começa a treinar a partir de terça-feira, tencionando João Almeida conversar com Baltemar Brito antes de tomar uma decisão, que não deve passar pelo técnico brasileiro. Já João Gonçalves disse respeitar a decisão dos sócios e desejou "sorte" ao novo elenco: "Espero que arranje soluções e seja capaz de dar a volta a uma situação que não é fácil, é mesmo muito difícil", referiu, mostrando-se "disponível" para ajudar.