Corpo do artigo
"Acho que é uma excelente compra e indica que o Meireles vai sair. É um jogador com grande sentido táctico, bom nas bolas paradas e um grande profissional. É um jogador à Porto.
Fico muito satisfeito, é um jovem já com muita experiência a nível internacional. Não fez o Mundial, pelo que deve estar bem fisicamente para o início da época. Ele, o Rúben, o Belluschi e o Fernando personalizam um meio-campo diferente, com mais alternativas, e de combate.
Miguel Guedes
"Pensador de jogo"
"Parece-me uma bela surpresa, mas é preciso conhecer contornos do negócio. É um velho anseio do FC Porto e dos seus dirigentes, seguramente acompanhado pelo novo treinador. Tem maturidade, enorme polivalência. Com ele e o Rúben Micael, o FC Porto ganha criatividade e capacidade para fazer a diferença no último terço, o que falta desde a saída do Lucho. Poderá exponenciar as suas características de pensador e condutor de jogo."
Manuel Serrão
"Um dos meus preferidos"
"É um dos meus jogadores preferidos, e a sua exclusão do Mundial foi um dos poucos erros do Queiroz. É um grande jogador, mas tudo depende das contrapartidas. Se vier de borla, magnífico; se vier barato, é muito bom; se for por um preço razoável, não é mau; e se for muito caro, temos de esperar para ver. Penso sobretudo que este negócio deve ter deixado o Sporting feliz, tal como a venda do Postiga já tinha deixado os portistas muito contentes..."
Carlos Xavier
"Era preciso dinheiro..."
"Como sportinguista, fico triste por perder um jogador que tinha todas as condições para bater todos os recordes de utilização no Sporting, mas compreendo que o clube precise de dinheiro para comprar novos jogadores. Não fico muito surpreendido. Já antes também se tinha falado que podia sair para o estrangeiro. O FC Porto chega-se à frente e pode ser bom para o Moutinho, apesar de ter pena de o ver sair. Vou aplaudi-lo na mesma pelo que fez com a camisola do Sporting."
Miguel Ângelo
"Não me choca"
"Há que ter a consciência de que o futebol de hoje é gerido pelo lado comercial, e os clubes são empresas com acções cotadas na Bolsa. Por isso, esta é uma situação que não me choca. Se a saída do João Moutinho para o FC Porto for uma boa janela de oportunidade, então desejo-lhe a maior sorte, apesar de, como todos os adeptos, ficar com pena de o ver sair. Mas não posso sentir incómodo por ir para um rival, pois acho que esse tipo de fanatismo já não faz sentido."
Carla Matadinho
"Uma grande perda"
"Custa ver partir um grande jogador, ainda para mais sendo capitão de equipa, e é com bastante pena que vejo essa notícia. Será uma grande perda para o Sporting, mas sendo um excelente jogador, tem de pensar no que é melhor para ele. Se for para o FC Porto, é porque lá terá melhores condições. Acredito que, quando defrontar o Sporting com outra camisola, será sempre respeitador e talvez ainda se possa tornar melhor jogador no FC Porto."