Corpo do artigo
>URUGUAI
Forlán mostrou a festa e Tábarez falou em Deus
A festa tomou conta da comitiva uruguaia logo após o consumar da vitória frente ao Gana e consequente apuramento do Uruguai para as meias-finais do Mundial. Não era caso para menos, pois a equipa celeste não chegava a este patamar há precisamente 40 anos. Nesta festa, que durou até às primeiras horas da manhã, os adeptos uruguaios também tiveram papel activo, como se pode ver num vídeo colocado por Forlán na sua página pessoal do Twitter.
No vídeo, é possível ver os jogadores a cantar e a dançar, rodeados de adeptos a empunhar bandeiras do país no salão do hotel onde a equipa estava instalada. De resto, o avançado do Atlético de Madrid tem sido o informador oficial da selecção durante a prova, pois vai postando diariamente fotografias e informações da selecção na mesma página.
Um dos mais emocionados com o apuramento era o próprio seleccionador, Oscar Tábarez que chegou mesmo a assumir, logo após o fim da partida, não conseguir analisar o encontro "com objectividade". "Sou o treinador, sou profissional e mesmo assim falta-me a calma e a objectividade necessárias para fazer uma análise à partida", revelou, prometendo luta até ao fim frente à Holanda. "Eles são uma grande equipa, têm jogadores brilhantes, mas nós não deitaremos a toalha ao chão antes de entrar em campo. Enquanto houver uma réstia de esperança, iremos lutar", garantiu, classificando desta forma o lance em que Luis Suárez impediu a vitória do Gana: "Foi a mão de Deus e da Virgem Maria!"