Corpo do artigo
Soube-me mal o dia de ontem, sem Mundial. Parecia um dia de luto pela eliminação de Portugal. Agravado pela sensação que há sempre alguns, patriotas inegáveis, que têm algum prazer que tenha acabado mal a aventura na África do Sul, só porque discordavam de Carlos Queiroz e achavam que teriam feito melhor.
Cabe-nos agora decidir por que país devemos torcer. Hoje só nos apetece dizer nenhum. Mas tem sempre mais graça - para quem gosta de sofrer - apoiar publicamente uma equipa.
Deve ser africana, europeia ou sul-americana? O Uruguai-Gana, amanhã, é um dilema. São duas equipas simpáticas de outsiders. O Gana é mais pobre e tem menos tradição do Mundial e, para além disso, é o único país africano que sobreviveu.
Não consigo apoiar os países europeus. A Espanha, porque nos eliminou. A Holanda, porque não está a jogar à holandesa e ganha sempre. E a Alemanha porque é a Alemanha, apesar de ser uma alegria vê-los jogar.
Temos de apoiar os países sul-americanos. Vou passar a seguir a Copa América. O Mundial 2010 demonstrou que as equipas sul-americanas têm de lutar muito mais para serem apuradas do que as equipas europeias, que jogam contra micropaíses e países que, em geral, jogam futebol bastante pior do que as selecções sul-americanas.
Se quisermos bem às sul-americanas, fica-nos bem que sacrifiquemos o Uruguai (por muito que nos custe) para ficar um país que não seja sul-americano (o Gana) e, sobretudo, para não termos de apoiar a Espanha contra o Paraguai, apesar de gostarmos muito, muito mais do Uruguai do que do Paraguai.
O Brasil tem de ser número um. Não é por falar português - é por falar futebol. A Argentina tem de ser número dois, só pelo futebol que têm jogado. A final que se quer é o Brasil-Argentina, em que o Brasil ganhe por 1-0.
Se não formos leais, uma final que daria um grande prazer seria um Uruguai-Argentina, em que a Argentina perdesse. Ou um Gana-Alemanha em que ganhasse o Gana. Ou, se tudo correr mal, um Holanda-Paraguai que fosse a penáltis e o Paraguai ganhasse.
Como Portugal foi eliminado, ficamos todos um bocadinho putéfias. Tanto podemos engraçar com uns como com outros. Se fôssemos completamente putéfias até poderíamos apoiar um Uruguai-Argentina ou um Uruguai-Alemanha em que ganhassem as equipas que mais merecessem: a Argentina e a Alemanha.
Ao que o luto obriga, santo Deus.
Engraçar | Como Portugal foi eliminado, ficamos todos um bocadinho putéfias. Tanto podemos engraçar com uns como com outros