Sporting

"Bas Dost é determinante na nossa forma de jogar", lembra Jesus

Jesus lembra qualidades do avançado holandês no rescaldo de mais um jogo em que não pôde contar com o goleador

Segurança da equipa: "Fomos uma equipa muito segura. Os jogadores perceberam que estes jogos não são como jogar para o campeonato. A forma de abordar o jogo é diferente. Claro que é para ganhar, mas temos de ter momentos de jogo em que se percebe que não vale a pena arriscar, porque podemos por a equipa em perigo. Sporting hoje praticamente não perdeu uma bola que pusesse a equipa em perigo em transições rápidas. Temos de saber jogar com estes momentos de jogo."

Ausências de William e Coates: "Tínhamos seis jogadores em risco e sabia que íamos perder alguém. Era difícil não perder nenhum. Trabalhámos para não termos de arriscar os jogadores no corredor central, neste jogo e para o próximo. Eles levaram cartões amarelos em situações fáceis de anular. Uma é o passe o Mathieu, que pôs a equipa em risco. A outra é a entrada de William numa abordagem ao lance que não foi a melhor. Claro que fazem falta. Se jogam mais que os outros é porque fazem falta. Acreditamos que até quinta-feira possamos recuperar Bas Dost, André Pinto e talvez o Piccini. Vamos com três jogadores que hoje não estavam aqui."

Momento do futebol português: "Todos somos agentes do futebol e todos temos de ter muito cuidado. Estou a falar numa competição europeia e temos de nos resguardar nos nossos problemas. Vamos discuti-los no próximo jogo. Vamos valorizar este jogo do Sporting, a vitória, os pontos para o ranking. Não vamos desvalorizar as coisas boas do nosso futebol."

Compreensão dos adeptos: "Sporting hoje fez um excelente jogo, em todos os momentos. Adeptos sempre acarinharam a equipa. No jogo com Moreirense pôs-nos nervosos, mas sempre estiveram com a equipa e sempre vão estar. Adeptos, em geral, pensam que equipa tem de ganhar primeiro jogo para ir segura para o segundo jogo. Todas as equipas podem perder em casa, ganhar fora. Adeptos do Sporting estivaram muito bem, com a equipa. Claro que equipa teve momentos em que não esteve tão bem, mas no jogo todo esteve brilhante."

Equipa jogou, no início, como se estivesse o Bas Dost na frente: "Já temos ideia de jogo e Bas Dost é determinante na nossa forma de jogar pelos corredores. Sabíamos que não era assim. Passámos ideia de cruzamento-passe, exatamente porque não tínhamos o Bas Dost. Ele é determinante na nossa forma de jogar pelos corredores. É finalizador de grande categoria na área. Não há muitos jogadores como ele. Sem Bas Dost temos de ter outra forma de jogar. Fizemos mais na segunda parte, com outros posicionamentos."

Redação