Benfica

O castigo que Prestianni arrisca caso seja condenado por racismo contra Vinícius Jr.

Prestianni Benfica

Extremo do Benfica arrisca mão pesada da UEFA caso seja comprovado que dirigiu palavras racistas ao extremo brasileiro do Real Madrid

Gianluca Prestianni foi acusado por Vinícius Júnior de o ter insultado de forma racista no Benfica-Real Madrid (0-1), primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, e o extremo argentino das águias arrisca um castigo pesado caso seja condenado pela UEFA, que se encontra a investigar o caso.

É que, se o Inspetor de Ética e Disciplina nomeado pela UEFA encontrar provas da denúncia de racismo feita, Prestianni arrisca uma suspensão mínima de 10 jogos. Este castigo foi definido em 2013 por Gianni Infantino, quando o atual presidente da FIFA era secretário-geral da UEFA.

Um precedente para a sua aplicação é o exemplo de Ondrej Kudela, antigo central checo do Slávia de Praga, que recebeu em 2021 uma suspensão de 10 jogos após ter sido considerado culpado de insultar racialmente Glen Kamara, ex-médio finlandês do Rangers, durante um jogo da Liga Europa.

Redação O JOGO