Liga Europa

Liga Europa: pressão antes do corte decisivo e todos contra Stanic

Roma é uma das equipas mais cotadas presentes na Liga Europa EPA

Midtjylland, Lyon e Aston Villa chegam à antepenúltima jornada no topo da classificação

A fase de liga da Liga Europa aproxima-se do seu limiar decisivo e a sexta jornada ergue-se hoje como um daqueles momentos em que os factos ganham ainda mais importância. O Midtjylland, até à passada ronda era a única equipa sem derrotas, viu o registo perfeito ruir diante da Roma. Regressa agora a casa, onde só perdeu um dos últimos 13 jogos nesta fase, tendo pela frente um Genk em crescimento, embalado pela incrível vitória em Braga e por um triunfo sobre o Basileia que o levou ao nono lugar.

Nota também para o Celtic-Roma, que proporciona pela primeira vez um encontro entre estes dois históricos do futebol europeu, sendo que ambos alcançam a jornada com o apuramento directo ao alcance. Os escoceses vêm da reviravolta fulgurante contra o Feyenoord, já os italianos trazem o conforto de já terem vencido na Escócia esta época, diante do Rangers, eterno rival dos católicos.

Lyon e Aston Villa, recorde-se, dividem a liderança com o Midtjylland e enfrentam Go Ahead Eagles e Basel, ambos necessitados de pontos.

Todos contra Petar Stanic

O tempo das decisões chegou também à lista dos melhores marcadores da segunda prova de clubes da UEFA. Na passada jornada, Petar Stanic (Ludogorets) mostrou-se à Europa com um hat-trick diante do Celta que empurrou o sérvio para o topo da lista de marcadores 2025/26, agora com cinco golos. Atrás dele seguem Hamza Igamane (Lille), Karol Swiderski (Panathinaikos) e Corentin Tolisso (Lyon), todos com quatro golos e ainda dentro da corrida pelo topo.

A propósito do "hat-trick", nota que até ao momento já foram apontados três, com Stanic a juntar-se a Anass Zarouri - no triunfo do Panathinaikos em Berna - e a Tolisso, máximo goleador no 6-0 do Lyon ao Maccabi Telavive.

Já no capítulo das assistências, Bryan Zaragoza destaca-se com quatro passes para golo. Logo atrás surgem três nomes com três assistências: Ricardo Horta, capitão de um Braga com ADN europeu; Aral Simsir, motor do Midtjylland; e Pavel Sulc, peça-chave de um Lyon que ainda respira ambição.

Programa da sexta jornada

Ferencváros - Rangers, 17h45

Young Boys - Lille, 17h45

Nice - Braga, 17h45

Utrecht - Nottingham Forest, 17h45

Dínamo Zagreb - Bétis, 17h45

Midtjylland - Genk, 17h45

Ludogorets - PAOK, 17h45

Sturm Graz - Estrela Vermelha, 17h45

Estugarda - Maccabi Telavive, 17h45

Celtic - Roma, 20h00

FC Porto - Malmo, 20h00

FCSB - Feyenoord, 20h00

Lyon - Go Ahead Eagles, 20h00

Brann - Fenerbahçe, 20h00

Friburgo - Salzburgo, 20h00

Basileia - Aston Villa, 20h00

Panathinaikos - Plzen, 20h00

Celta Vigo- Bolonha, 20h00

Redação O JOGO