Mais uma ronda da fase de liga da principal prova europeia de clubes
Resultados e marcadores
Terça-feira, 25 de novembro
- Galatasaray-Union St. Gilloise, 0-1 (57' Promise David) terminado
- Ajax-Benfica, 0-2 (6' Dahl; 90' Leandro Barreiro) terminado (recorde o filme do jogo aqui)
- Marselha-Newcastle, 2-1 (46' e 50' Aubameyang) (6' Harvey Barnes) terminado
- Slavia de Praga-Athletic Bilbau, 0-0 terminado
- Bodo/Glimt-Juventus, 2-3 (27' Ole Blomberg; 87' Sondre Fet g.p.) (48' Lois Openda; 59' McKennie; 90'+1' Jonathan David) terminado
- Nápoles-Qarabag, 2-0 (66' McTominay; 72' Jankovic p.b.) terminado
- Manchester City-Bayer Leverkusen, 0-2 (23' Grimaldo; 54' Patrik Schick)terminado
- Chelsea-Barcelona, 3-0 (27' Jules Koundé p.b.; 55' Estêvão; 75' Delap)terminado
- Borussia Dortmund-Villarreal, 4-0 (45'+2' e 50' Guirassy; 59' Adeyemi; 90'+5' Daniel Svensson) terminado
Quarta-feira, 26 de novembro
17h45
- Copenhaga-Kairat, 3-2 (26' Dadashov; 59' Larsson g.p; 73' Robert) (81' Satpaev; 90' Baybek) terminado
- Pafos-Mónaco, 2-2 (18' David Luiz; 88' Salisu p.b.) (5' Minamino; 26' Balogun) terminado
20h00
- Eintracht Frankfurt-Atalanta, 0-3 (60' Lookman; 62' Ederson; 65' De Ketelaere) terminado
- Sporting-Club Brugge, 3-0 (24' Quenda; 31' Luis Suárez; 70' Trincão) terminado [recorde aqui ao pormenor]
- PSG-Tottenham, 5-3 (45', 53' e 75 g.p. Vitinha; 59' Fabián Ruiz; 65' Pacho) (35' Richarlison; 50' e 73' Kolo Muani) terminado
- Arsenal-Bayern de Munique, 3-1 (22' Timber; 69' Madueke; 77' Martinelli) (32' Karl) terminado
- Olympiacos-Real Madrid, 3-4 (8' Chiquinho; 52' Taremi; 81' El Kaabi) (22', 24', 29' e 60' Mbappé) terminado
- Atlético de Madrid-Inter, 2-1 (12' Álvarez; 90'+3' Giménez) (54' Zielinski) terminado
- Liverpool-PSV, 1-4 (16' Szoboszlai) (6' Perisic g.p; 56' Til; 73' e 90'+2' Driouech) terminado
Síntese: Arsenal manda, Vitinha em grande no PSG e Liverpool em crise profunda
O Arsenal tornou-se hoje no "rei" da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, numa quinta jornada em que Vitinha esteve em grande na vitória do Paris Saint-Germain e o Liverpool continuou em queda livre.
Em Lisboa, o Sporting manteve-se totalmente vitorioso em Alvalade e até sonha com o apuramento direito, enquanto na Grécia o francês Mbappé marcou quatro golos no triunfo do Real Madrid e tomou conta da liderança da lista de melhores marcador já com nove.
Em Londres, num embate entre emblemas que estavam 100% vitoriosos, o Arsenal fugiu na liderança isolada depois de bater por 3-1 o Bayern Munique, que contou com Raphael Guerreiro na segunda parte, naquela que foi a primeira derrota dos bávaros em todas as provas esta época.
Timber, Madueke e Martinelli fizeram os golos dos "gunners", enquanto Karl, médio de apenas 17 anos, marcou para os germânicos.
O Arsenal é assim o único a somar 15 pontos, com um registo de 14 golos marcados e apenas um sofrido, à frente de um quarteto de equipas com 12, em que estão Bayern, PSG, Real Madrid e Inter, que também sofreu o primeiro desaire.
Em Madrid, o atual vice-campeão europeu caiu por 2-1 frente ao Atlético, com o uruguaio Gimenez a fazer o golo da equipa da casa já nos descontos, aos 90+3 minutos. Os espanhóis passaram a somar nove pontos, mas seguem em zona de acesso ao play-off.
Já o PSG teve de puxar os galões de campeão europeu frente ao Tottenham, numa noite memorável de Vitinha, que assinou um primeiro "hat-trick" da carreira.
Numa partida em que os "spurs" chegaram a estar duas vezes em vantagem, o médio internacional português marcou aos marcou aos 45, 53 e 76 minutos, o último de grande penalidade, numa partida em João Neves, também titular nos parisienses, assistiu Fabian Ruiz, no 3-2.
Devido a questões físicas, Nuno Mendes, que regressou recentemente de lesão, acabou substituído ao intervalo na equipa francesa, enquanto Gonçalo Ramos foi lançado na segunda parte.
No Tottenham, o francês Kolo Muani, que está precisamente emprestado pelo PSG, assinou um "bis" e uma assistência, e teve a companhia em campo de João Palhinha na segunda parte.
Em crise profunda, com sete derrotas nos últimos 10 jogos em todas as provas, algo que não acontecia desde 1953/54, continua o Liverpool, que hoje acabou goleado em Anfield Road pelo PSV Eindhoven (4-1), na segunda pior derrota caseira nas provas europeias. Pior só o 5-2 frente ao Real Madrid em 2023.
O avançado marroquino Couhaib Driouech, com um bis, foi a "estrela" da partida, que acabou em novo descalabro para o técnico Arne Slot, cada vez mais contestado em Anfield.
Mesmo assim, o Liverpool continua com nove pontos e na luta pelo apuramento direto, enquanto o PSV relançou a sua candidatura, chegando agora aos oito.
Em Alvalade, o Sporting manteve o reinado intacto com a terceira vitória em três jogos, desta vez batendo o Club Brugge, por 3-0, ficando mais perto de assegurar o play-off, já que soma nesta fase 10 pontos, e com o sonho de poder mesmo ter o apuramento direto.
Geovany Quenda, aos 24 minutos, Luis Suárez, aos 31, e Francisco Trincão, aos 70, marcaram os golos dos bicampeões portugueses, que já tinham vencido em casa o Kairat (4-1) e o Marselha (2-1).
No Pireu, Chiquinho, que foi titular no Olympiacos juntamente com Gelson Martins e Daniel Podence, ainda deu vantagem aos gregos, mas Mbappé esteve imparável com quatro golos e levou o Real Madrid ao triunfo por 4-3.
Costinha ainda entrou na segunda parte no emblema helénico, mas a noite foi de Mbappé, que assinou pela primeira vez um "póquer" na Champions, juntando-se nessa lista a nomes como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Erling Haaland, Marco van Basten, Robert Lewandowski, Andriy Shevchenko, Harry Kane e outras grandes figuras do futebol mundial.
Com Lookman e De Ketelaere em destaque, ambos com um golo e uma assistência, a Atalanta foi a Frankfurt bater o Eintracht, por 3-0, com Buta a entrar na segunda parte pelos germânicos.
Taremi reduz desvantagem do Olympiacos, mas Mbappé faz "póquer". Veja os golos
"Hat-trick" de Vitinha e calcanhar de João Neves no PSG-Tottenham. Veja aqui
Arsenal marca, mas Bayern empata. Veja os golos
Olympiacos-Real Madrid: Chiquinho marca golaço, mas Mbappé responde com "hat-trick" em sete minutos. Veja tudo
David Luiz, ex-Benfica, marca no empate entre Pafos e Mónaco. Veja o golo do veterano defesa, de 38 anos
Onzes do Olympiacos-Real Madrid: três portugueses
Onzes do Liverpool-PSV
Onzes do PSG-Tottenham com três portugueses
Onzes do Arsenal-Bayern
Onzes do Atlético de Madrid-Inter
Poupanças de Guardiola correm mal, Fábio Silva falha penálti
Os destaques dos jogos da quinta ronda da Champions disputados esta terça-feira. LER ARTIGO
Veja todos os golos desta terça-feira
A classificação após os jogos de terça-feira
Fábio Silva falha grande penalidade na goleada do Dortmund
Delap entra e faz o terceiro contra o Barcelona
Golaço de Estêvão no Chelsea-Barcelona
Schick aumenta vantagem do Leverkusen
Autogolo de Koundé tira golo de calcanhar a Pedro Neto
O golo de Grimaldo no M. City-Bayer Leverkusen
O golo de Promise David que abateu o Galatasaray na Turquia
Benfica vence Ajax e conquista os primeiros pontos na Champions
O Benfica conquistou a primeira vitória na presente edição da Liga dos Campeões, ao vencer em Amesterdão o Ajax por 2-0, em jogo da quinta jornada.
Um golo madrugador do defesa sueco Samuel Dahl, aos seis minutos, e outro praticamente a encerrar a partida, anotado pelo luxemburguês Leandro Barreiro, aos 90', permitiram aos encarnados arrancar não só o primeiro triunfo na prova como os primeiros pontos, depois de quatro derrotas consecutivas.
Com este triunfo, o conjunto comandado por José Mourinho saltou provisoriamente para o 28.º lugar, com três pontos, mantendo-se assim na luta por um lugar nos play-off dos nono ao 24.º lugares, enquanto a equipa neerlandesa ocupa o 36.º e último lugar, sendo a única sem qualquer ponto conquistado.
Barreiro fechou a vitória do Benfica
O grande golo de Dahl no Ajax-Benfica
Os onzes do Ajax-Benfica
Ajax: Jaros; Regeer, Sutalo, Baas e Wijndal; Klaassen, Itakura e Taylor; Bounida, Weghorst e Godts.
Benfica: Trubin; Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl; Richard Ríos e Barrenechea; Aursnes, Leandro Barreiro e Sudakov; Pavlidis.
Os onzes do Galatasaray-Union St. Gilloise
Galatasaray: Çakır; Jakobs, Sánchez, Bardakçı, Sallai; Torreira, Gabriel Sara; Sané, Gündogan, Yılmaz; Icardi.
Union St. Gilloise: Scherpen; Mac Allister, Burgess, Sykes; Khalaili, Zorgane, El Hadj, Van de Perre, Florucz; Niang, David.
Ajax e Benfica procuram os primeiros pontos
O Benfica visita hoje o Ajax na quinta jornada da fase de liga da Champions, num duelo entre as duas únicas equipas que ainda não pontuaram na competição.
A formação orientada por José Mourinho está por isso obrigada a vencer em Amesterdão para manter ainda alguma esperança de apuramento para a fase seguinte, frente a um adversário que está na mesma situação da equipa lusa.
O Benfica chega a este jogo depois de derrotas em casa com Qarabag (3-2) e Bayer Leverkusen (1-0), e fora com o Chelsea (1-0) e Newcastle (3-0), e ainda tem de enfrentar na prova o Nápoles (em casa), Juventus (fora) e Real Madrid (em casa).
Este jogo será o 10.º confronto entre as duas formações, com duas vitórias do Benfica, três empates e quatro triunfos do Ajax. A última vez que se defrontaram foi nos oitavos de final da Liga dos Campeões, em 2021/22, com o Benfica a seguir em frente, com um empate em casa (2-2) e uma vitória fora (1-0).