V. Guimarães

"João Mendes está apto para clubes maiores"

João Mendes Miguel Pereira/Global Imagens

Em Famalicão, o médio fez o quarto bis da carreira. O primeiro foi ao serviço da Académica, onde era orientado por João Carlos Pereira, que lhe perspetiva voos ainda mais altos

João Mendes confirmou no domingo, em Famalicão, que está a ser um dos grandes destaques do Vitória de Guimarães de 2023/24. O médio criativo chegou aos quatro golos esta temporada - é o melhor marcador da equipa no campeonato - graças ao quarto bis da carreira. Os dois anteriores foram ao serviço do Chaves e o primeiro na Académica, em março de 2020, diante do Penafiel.

"O que ele está a fazer no Vitória não me surpreende e prova que tem capacidade para jogar a um nível elevadíssimo", refere João Carlos Pereira, que o o orientou na Briosa. "Eu previa que isto já pudesse ter acontecido, não sei por que razão não foi mais cedo, mas isso não belisca nada a qualidade que ele tem", defende.

O técnico entende mesmo que o médio de 28 anos tem capacidade para, depois de ingressar num clube de grande dimensão, atingir um patamar ainda mais alto. "Um jogador que chega ao Vitória de Guimarães e apresenta este nível exibicional, e esta consistência, mostra que está preparado para jogar em clubes maiores. Jogadores que dão nas vistas no Vitória, normalmente vão para clubes grandes e chegam lá e continuam a jogar e a ter rendimento", sustenta.

Nas primeiras oito jornadas, o médio revelou veia goleadora e João Carlos Pereira considera que "tem ferramentas e qualidade para fazer mais golos" ainda. "Com a evolução na sua carreira e com a maturidade adquirida, isto pode acontecer mais vezes. É um jogador que serve, descobre espaços que muito poucos descobrem, mas também tem capacidade para chegar à área e finalizar", elogia.

E, afinal, o que é que João Mendes tem que mais encanta o treinador? "É muito culto taticamente e está sempre ligado ao jogo. Tem muitos recursos, toma muito boas decisões, porque entende muito bem o jogo e, sobretudo, não sendo rápido, antecipa e tem uma leitura célere das situações".

Aviso para recusar emblema árabe

Quando João Mendes saiu da Académica, no verão de 2020, João Carlos Pereira deu "um conselho" sobre o futuro do ex-jogador. "O agente dele ligou-me a dizer que tinha uma proposta para ele de um clube de um país árabe. E eu, na altura, disse para não lhe fazerem isso", recordou. "Ia ganhar muito dinheiro, mas transmiti que tinha potencial para chegar a um outro nível na Europa. Em termos de carreira, era uma má decisão, porque tinha condições para jogar num patamar mais alto, o que veio a confirmar-se", sublinhou o técnico.

Melo Rosa