Seleção Nacional

Portugal um a um: dupla sem travões com Ronaldo ao volante

. Filipe Amorim / Global Imagens

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores da Seleção Nacional na goleada aplicada à Lituânia (6-0), na penúltima jornada da fase de qualificação para o Europeu.

Rui Patrício 5

Espectador toda a partida, andou apenas a tentar não enregelar na baliza.

Ricardo Pereira 8

Uma máquina sempre sem travões pelo corredor direito. Com pouco para defender, carrilou muito jogo ofensivo, coroando a exibição na assistência para o 5-0.

José Fonte 6

Noite tranquila para o veterano central que, com Rúben Dias, controlou todas as (raras) ameaças.

Rúben Dias 6

Na segunda parte, teve um par de perdas de bola, mas sem consequências. No resto, cumpriu.

Mário Rui 6

Podia ter explorado mais os terrenos adiantados, mas ainda tentou alguns cruzamentos. Fez o suficiente.

Rúben Neves 7

Essencial a dar presença na disputa de bolas na intermediária, foi de extrema eficácia. Precioso, também, a fornecer apoios no início de alguns ataques.

Bruno Fernandes 6

Ainda mostra alguma timidez a jogar por Portugal, em contraste com o que faz no Sporting. Fez a assistência para o 3-0, mas teimou em demasia nas bolas bombeadas para a área.

Bernardo Silva 8

Perfumou o futebol da Seleção com as suas movimentações e passes, jogando sempre de cabeça bem levantada. Fez o gosto ao pé uma vez (5-0), deu a marcar (6-0) e, antes, foi de um remate seu, defendido de forma incompleta, que Gonçalo Paciência fez o 4-0. Difícil pedir mais...

Pizzi 6

Um golo, após remate pleno de potência e que Setkus não teve como desviar, vincou a sua noite. Nem sempre deu largura na direita, mas cumpriu sem reparos o que lhe foi pedido.

Gonçalo Paciência 7

Ao segundo jogo pela Seleção, e dois anos depois do primeiro, estreou-se a marcar. Lutador, perseguiu o golo muitas vezes e bem se pode queixar de Setkus, que defendeu aos 14", 20" e aos 73". Pelo meio, ainda permitiu a Cristiano fazer o 2-0. Se Portugal for ao Europeu, somou ontem pontos para uma convocatória.

Bruma 5

Sem influência num jogo já mais do que resolvido.

João Moutinho 5

Manteve o meio-campo arrumado, sem muita cor.

Diogo Jota 5

Estreou-se pela Seleção e, aos 88", ainda conseguiu um cabeceamento à baliza.

A FIGURA

Cristiano Ronaldo 8
Sarri, o homem está lesionado?

Tal como na Lituânia, onde fez quatro golos, Cristiano Ronaldo voltou a "traumatizar" a seleção báltica, agora "apenas" marcando por três vezes, talvez porque, segundo defendeu o seu treinador na Juventus, Maurizio Sarri, tem... uma lesão. Ironias à parte, o CR7 foi ontem igual a si próprio, abrindo logo a contagem, de penálti, aos 7" e embalando para mais uma exibição demolidora e "engrossada" pelos restantes golos e mais umas quantas oportunidades flagrantes. Deambulou por toda a linha atacante, combinando com Bernardo Silva e Gonçalo Paciência, sempre dando exemplos de jogo coletivo.

Pedro Miguel Azevedo