Benfica

Chiquinho: capacidade de trabalho provoca corte em todos os prazos

Chiquinho lesionou-se no clássico com o FC Porto Pedro Rocha/Global Imagens

Médio deveria retomar os treinos em meados de dezembro e voltar a jogar só em 2020 mas tirou um mês à baixa.

A complicada lesão sofrida por Chiquinho, segundo a última reavaliação médica realizada pelos encarnados, poderá, afinal, obrigar a um afastamento dos relvados não tão prolongado como era anteriormente esperado. Ao que O JOGO apurou, a capacidade de trabalho do médio-ofensivo de 24 anos está provocar um corte em todos os prazos inicialmente previstos, de tal forma que poderá voltar aos planos de Bruno Lage, a manter-se a atual evolução, antes do final do ano.

Chiquinho sofreu uma desinserção do tendão médio adutor esquerdo a 24 de agosto, na receção ao FC Porto - derrota das águias por 2-0 -, tendo os médicos encarnados optado por não operar o jogador, estipulando que a recuperação plena poderia ocorrer em meados de janeiro, com o retomar dos treinos cerca de um mês antes.

Porém, e pela evolução registada, existe agora a expectativa de que o jogador contratado ao Moreirense no início da época possa iniciar os treinos em finais de novembro ou início de dezembro. A acontecer, como é esperado, Chiquinho poderá entrar nos planos de Bruno Lage para as duas últimas partidas de 2019, a primeira na Luz com o Famalicão (dia 15), para o campeonato, e a segunda em Setúbal (a 21), em jornada da Taça da Liga.

Deste modo, o técnico dos encarnados poderá ter de novo um concorrente direto para o lugar de Pizzi, como médio-interior pela direita, ou mesmo para a posição de segundo avançado. "O Chiquinho é um craque. Faz muitas posições, mas o mais importante são as movimentações que oferece. Deixa-me plenamente satisfeito ter um jogador com a sua qualidade na equipa. É um jogador muito importante", afirmou Bruno Lage a 17 de agosto, sobre o jogador que meteu baixa depois de ter sido lançado como suplente em quatro jogos e ter marcado ao Sporting na Supertaça.

Florentino acelera para o Lyon

Os responsáveis do Benfica acreditam que a recuperação de Florentino, que debela uma lesão no menisco interno do joelho direito, poderá permitir-lhe ser opção já no próximo jogo das águias, na Taça de Portugal, frente ao Cova da Piedade. De baixa desde a visita a Braga, a 1 de setembro, o médio tem vindo a acelerar a sua reabilitação com sinais otimistas. Confirmando-se o cenário que está na mesa, Florentino poderá jogar pelo menos alguns minutos na Taça para dia 23 ser opção plena na receção ao Lyon, na terceira ronda da Champions.

Vítor Rodrigues