Troféus só em dois continentes e mais um país em estreia

Catar em estreia num Mundial
AFP
Será este ano que teremos outro continente a vencer o Mundial?
As seleções mais fortes do Mundo estão distribuídas por dois continentes: Europa e América do Sul. Não é, por isso, de estranhar que apenas estes dois continentes tenham conseguido a conquistar um Mundial de futebol. E mais: em 21 edições de Campeonatos do Mundo, houve finalistas europeus em 19 deles (1930 e 1950 são as exceções).
Recordemos então os vencedores: Brasil (5), Alemanha (4), Itália (4), Argentina (2), França (2), Uruguai (2), Espanha (1), Inglaterra (1).
Será este ano que teremos outro continente a vencer o Mundial? Este ano até há um estreante, o Catar. Mas a probabilidade de esta seleção asiática vencer o torneio, embora seja favorecida pelo fator casa, não é muito grande, como todos sabemos. Mas é verdade, o Catar é o 80.º país a atuar num Campeonato do Mundo.
E se o Catar está em estreia, a Alemanha é um histórico por estas andanças. É a seleção com mais jogos realizados em Campeonatos do Mundo (106), que mais presenças em finais (oito), meias-finais (13) e quartos de final (16) tem, e é também o país com mais golos marcados na história deste torneio (224). O Brasil, o único penta-campeão, é a seleção com mais presenças em Mundiais: participou em todos os 21 realizados. A Alemanha esteve em 19, a Itália em 18, a Argentina em 17 e o México em 16.
