Uma batalha na Alemanha, mas com participação portuguesa

AFP
No Portugal-Países Baixos do Mundial'2006 foram mostrados 16 cartões amarelos e quatro cartões vermelhos. Ficou conhecida como a "Batalha de Nuremberga".
"Batalha de Nuremberga". De certeza que sabe do que estamos aqui a falar. E se não estiver lembrado, falemos do Portugal-Países Baixos dos oitavos de final do Mundial'2006. Já sabe do que se trata? Pois bem, este foi um dos jogos mais intensos e "rasgados" da história da prova. E em que o árbitro foi protagonista. O russo Valentin Ivanov mostrou um total de 16 cartões amarelos e quatro cartões vermelhos! É o duelo com mais cartões exibidos na história dos Mundiais.
Naquele 25 de junho de 2006, Maniche, aos 23 minutos, marcou o único golo do encontro, que levou Portugal aos quartos de final contra a Inglaterra (venceu nos penáltis e nas meias-finais perdeu (1-0) com a França). E a partir daqui o que mais se viu foram as cartolinas na mão do juiz. Pontapés, empurrões, agressões, protestos... viu-se de tudo um pouco.
Do lado português foram expulsos Costinha e Deco e Ricardo, Nuno Valente, Maniche, Figo e Petit viram amarelo. Boulahrouz e Giovanni van Bronckhorst viram o vermelho na seleção neerlandesa e Mark van Bommel, Sneijder e Rafael van der Vaart foram admoestados com o amarelo.
Importa recordar que um dos motivos que também ajudou à ebulição nesta partida foi o facto de Boulahrouz não ter sido expulso, quando já tinha um amarelo, após entrar de forma brutal sobre Cristiano Ronaldo, o que levou mesmo o avançado luso a ser substituído, aos 34 minutos.
