O avançado assinou por época e meia
Corpo do artigo
O Vitória de Guimarães anunciou esta quarta-feira que assegurou a contratação de Nélson Oliveira, confirmando a notícia avançada por O JOGO. O ponta de lança de 32 anos foi recebido no Estádio D. Afonso Henriques pelo presidente António Miguel Cardoso e assinou um contrato válido por uma época e meia - até junho de 2025 -, devendo juntar-se à equipa já no treino desta quinta-feira na Academia do Vitória.
Natural da freguesia de Carreira, em Barcelos, Nélson Oliveira começou a dar os primeiros pontapés na bola com a camisola do Santa Maria. Durante o percurso formativo, passou ainda pelo Braga, GD Bairro da Misericórdia e Benfica. Foi em 2009/10 que se estreou como sénior com a camisola do Rio Ave. Antes de rumar ao estrangeiro em 2012, representou o Paços de Ferreira e novamente o Benfica, mas desta vez já na equipa sénior.
A primeira experiência fora das fronteiras portuguesas foi no Corunha, em Espanha, e depois transferiu-se para os franceses do Rennes. Regressou a Portugal para uma breve passagem pelo Benfica e depois voltou para o estrangeiro. No País de Gales representou o Swansea City. Rumou depois a Inglaterra, onde representou Nottingham Forest, Norwich e Reading. Em 2019 transferiu-se para o AEK de Atenas, da Grécia e, dois anos depois, ao PAOK. No início da presente temporada, rumou à Turquia para representar o Konyaspor e reforça agora o conjunto vitoriano no regresso ao país de origem.
Nélson Oliveira conta 87 internacionalizações na carreira distribuídas pelos escalões de formação e pela Seleção A. Foi chamado pela primeira vez à equipa sub-16 e, a partir de então, somou 70 internacionalizações com a camisola das quinas no percurso formativo. Estreou-se ao serviço da Seleção A em 2012. No percurso de internacional, destaca-se a participação no Mundial Sub-20 disputado na Colômbia em 2011. O barcelense foi um dos três jogadores mais utilizados na equipa que alcançou a final do torneio e foi o melhor marcador dos jogadores portugueses: apontou quatro golos em sete jogos, incluindo na final que Portugal perdeu para o Brasil de Casemiro e Philippe Coutinho.
A participação no Euro 2012, disputado na Ucrânia e na Polónia, ao serviço da Seleção A foi outro momento importante da carreira do atleta. A equipa das quinas alcançou as meias-finais do torneio e Nélson Oliveira foi utilizado em quatro dos cinco jogos disputados.
O internacional português junta-se agora ao grupo liderado por Álvaro Pacheco e assume-se como o primeiro reforço da janela de transferências de janeiro.