Ligação ao clube leonino foi extendida até 2028
Corpo do artigo
O Sporting anunciou esta sexta-feira ter renovado o vínculo contratual com Afonso Moreira, jogador que chegou aos leões em 2017, proveniente do Cracks Lamego, e que, aos 18 anos, passa a estar ligado aos verdes e brancos até ao verão de 2028, ou seja por mais três anos que o anterior vínculo. Por outro lado, o Sporting protegeu o talentoso extremo com uma cláusula de rescisão mais elevada, no caso no valor de 60 milhões de euros.
Completado este processo, o jogador, que esta época se estreou na equipa principal, deverá ser cedido até final da janela de mercado. Aliás, já existem negociações adiantadas entre o Sporting e o Gil Vicente, sendo quase certo que Afonso Moreira irá seguir em breve para Barcelos.
A oficialização do acordo e assinatura do contrato entre o clube e o futebolista contou com a presença de Frederico Varandas, presidente do clube e SAD. Aos meios de comunicação do clube, depois de expressar “extrema felicidade”, o atleta sublinhou que este acordo “é o concretizar de um sonho de menino e só me cabe a mim retribuir esta oportunidade”.
Na presente temporada, Afonso Moreira fez a estreia pela equipa principal logo na jornada inaugural, diante do Vizela (3-2), entrando aos 64’, e depois disso participou em mais dois encontros, ambos contra o Tondela, para a Taça da Liga e Taça de Portugal, e sempre a sair do banco. Cumpriu ainda oito partidas pela equipa B.
Referindo-se ao momento da estreia, lembra um “sentimento inexplicável” e o “realizar de um sonho” como consequência de “todo o trabalho” que tem vindo a desenvolver. Depois, reforçou: “É o objetivo de todos os miúdos que estão aqui e eu fui mais um para que possam ver que, se trabalharem e acreditarem, são capazes de chegar [lá].”
Afonso Moreira falou ainda do facto de estar integrado nos trabalhos da equipa principal orientada por Rúben Amorim, mesmo sem jogar com frequência. “Há um ambiente familiar, onde nos damos todos muito bem e sinto-me muito acolhido pelo clube e pelas suas pessoas.”
Aliás, o jogador referiu-se ainda a uma forte ligação ao Sporting que já vem de longe. “Desde os meus 8 ou 9 anos comecei a fazer torneios por este clube e, depois, [em 2017] vim morar para a Academia e aqui estou até aos dias de hoje. Viver longe da família numa idade tão precoce é muito difícil e o apoio do Sporting foi fundamental para me desenvolver também como pessoa”, contou, acrescentando: “Todos os treinadores foram importantes no meu desenvolvimento e, agora, cabe-me a mim continuar a trabalhar para demonstrar que o trabalho foi bem feito do início até aqui.”
A finalizar, jogador deixou uma última mensagem para os adeptos: "Quero agradecer todo o apoio e carinho que me deram desde os meus primeiros passos de Leão ao peito:"