Braga e Vitória de Guimarães seguiram em frente nas competições europeias e com isso Portugal ganha no ranking da UEFA, mas a grande proeza do dia foi o fantástico bronze da judoca Patrícia Sampaio nos Jogos Olímpicos. Venham mais dias assim!
Corpo do artigo
Todos os dias acordamos à espera de boas notícias e ontem não foi exceção. Ao cair da noite, o balanço dificilmente poderia ter sido mais positivo, em particular no que toca a desempenhos desportivos que engrandecem o País. A generalidade dos leitores dos jornais portugueses tendem a procurar os sucessos do futebol e podemos começar exatamente por aí: Braga e Vitória de Guimarães esmagaram os seus adversários na Liga Europa e Liga Conferência, respetivamente, e seguem para a etapa seguinte, esperando-se agora idêntico comportamento num patamar de exigência superior: os guerreiros enfrentam o Servette e os vitorianos medem forças com o Zurique, ambos opositores suíços que, em teoria, estão ao alcance dos representantes lusos, que nos jogos de ontem voltaram a dar um bom contributo para o ranking nacional na UEFA, tão penalizado por medíocres participações recentes nestas provas de segundo plano no panorama do futebol europeu.
Mas o maior destaque tem de ser, obrigatoriamente, a medalha de bronze conquistada por Patrícia Sampaio nos Jogos Olímpicos de Paris. Um feito brilhante de uma atleta que nos últimos tempos tem lidado com diversas lesões e que vê em Paris o reconhecimento de todo o seu esforço para que tocasse o céu. É inglório avaliar os representantes nacionais apenas pelos resultados e devemos reconhecer a dedicação de todos quantos dão o seu melhor para colocar Portugal no mais alto patamar do desporto mundial. Patrícia juntou vontade ao resultado e só podemos estar muito orgulhosos dela.