Portugal arranca hoje para o Euro’2024, mas só atingirá o nível máximo depois da fase de grupos, avisa Roberto Martínez. Ainda assim, é importante entrar com o pé direito para a caminhada não ser encurtada.
Corpo do artigo
Roberto Martínez avisou ontem que o nível máximo da Seleção só será atingido depois dos três jogos da fase de grupos. Uma declaração que pode ser analisada sob diversas perspetivas. Quem tem tendência para ver o copo de uísque meio vazio, dirá que o selecionador está a baixar as expectativas para os primeiros jogos, pelo menos a nível da qualidade exibicional. Quem vê o copo de uísque meio cheio, dirá que é precisamente o contrário, que Martínez está tão confiante que já dá o apuramento para os oitavos-de-final como garantido. Quem não bebe, por outro lado, terá a sobriedade para perceber que é normal que as seleções cresçam ao longo dos torneios, com a sucessão de jogos a aumentar os níveis de entrosamento e automatismos, a permitir a identificação e correção de erros e, não menos importante, a consolidar os índices de confiança e motivação. Desde que se ganhe, claro.
Que Portugal atinja o nível máximo depois dos três primeiros jogos será excelente, até porque é a partir dos “oitavos” em diante que a probabilidade de se cruzar com outros candidatos ao título aumenta.