Vuelta: Roglic ganha etapa, Kuss segura a vermelha e Almeida firme no top-10
Etapa 17 da Volta a Espanha, com final no mítico Angliru, teve uma bela exibição de João Almeida, que subiu na geral.
Corpo do artigo
Sepp Kuss segurou por muito pouco a camisola vermelha de líder da Volta a Espanha em mais uma etapa dominada pela Jumbo-Visma, que entregou a vitória no mítico Angliru a Primoz Roglic, com Jonas Vingegaard na sua roda. João Almeida, após uma recuperação notável, terminou na sexta posição, a 58 segundos, subindo a nono da geral.
A equipa neerlandesa voltou a não respeitar a liderança do norte-americano e aproveitou o esforço da Bahrain-Victorious, que ditou o ritmo na maioria da subida final, para isolar Primoz Roglic num primeiro ataque, a 2,9 km do alto. Vingegaard e Kuss ainda apanharam o esloveno, mas o ritmo deste revelou-se demasiado forte, deixando de novo o norte-americano para trás.
Tendo 29 segundos de vantagem sobre Vingegaard à partida para a 17.ª etapa, Kuss foi terceiro e perdeu 19 segundos para o dinamarquês, o que significou, depois de somadas as bonificações, segurar a liderança por apenas oito segundos.
João Almeida, que era décimo da geral à partida para o Angliru, foi dos primeiros favoritos a descolar na escalada de 13,1 km inclinados a 9,5%, para depois fazer uma das recuperações que já o celebrizaram. Foi ultrapassando adversários, ainda teve um momento em que ajudou o colega Juan Ayuso, quarto da geral, e depois partiu em perseguição dos Jumbo e dos Bahrain, que tinham três homens cada na frente.
O português, que ultrapassou Uijtdebroeks, Buitrago, Ayuso, Mas e Bardet, acabou por ser o melhor depois do grupo que estava na frente, chegando em sexto, mas a sua distância na geral para os corredores que o precediam só lhe permitiu ganhar um lugar, superando o colega Marc Soler e subindo a nono.
17016573