
UAE Team Emirates's Portuguese rider Joao Almeida (2ndL) cycles during the eighth stage of the Giro d'Italia 2023 cycling race, 207 km between Terni and Fossombrone, on May 13, 2023. (Photo by Luca Bettini / AFP)
Luca Bettini / AFP
Português teve de se aliar a Remco Evenepoel para perseguir o esloveno, que atacou no Capuccini e ganhou 14 segundos aos rivais
Corpo do artigo
A oitava etapa da Volta a Itália, com 207 km entre Terni e Fossombrone, foi explosiva e palco dos primeiros grandes ataques à vitória final, embora Ben Healy (EF-Easypost) tenha ganho isolado e Andreas Leknessund se mantenha de camisola rosa, assim como João Almeida na quarta posição.
No Capuccini, uma rampa de 2,8 km inclinados a 7,8% que foi subida duas vezes, Healy atacou na primeira passagem e fez um raide a solo até ao final, para Primoz Roglic atacar na segunda e, de forma surpreendente, levar Leknessund na roda e deixar Remco Evenepoel para trás.
João Almeida, que sobe sempre no seu ritmo, foi obrigado a ir recuperando, apanhou e ajudou Evenepoel, ultrapassou o camisola rosa e terminou a etapa numa perseguição a Roglic, aliado a Tao Geoghegan Hart e Geraint Thomas, que entretanto se tinham juntado ao esloveno da Jumbo-Visma no final da subida.
Na meta, o trio de Roglic, Hart e Thomas ganhou 14 segundos ao grupo que entretanto tinha João Almeida, o seu colega Jay Vine e Remco Evenepoel, o que permitiu ao esloveno subir à terceira posição da geral.
João Almeida manteve a quarta posição, pois o francês Aurelien Paret-Peintre, que era terceiro, atrasou-se e baixou a sétimo.
Este domingo, o segundo contrarrelógio do Giro liga Savignano Rubicone a Cesena, em 35 quilómetros. Será o maior teste aos candidatos à vitória final antes do primeiro dia de descanso, na segunda-feira.
16348610
GERAL INDIVIDUAL
1.º Andreas Leknessund (DSM) 33h52m10s
2.º Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) a 08s
3.º Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a 38s
4.º João Almeida (UAE Emirates) a 40s
5.º Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) a 52s
6.º Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) a 56s
7.º Aurélien Paret-Peintre (AG2R-Citroen) a 58s
8.º Aleksandr Vlasov (Bora-hansgrohe) a 1m26
9.º Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) a 1m39s
10.º Lennard Kamna (Bora-hansgrohe) a1m54s

