Remco Evenepoel foi o mais rápido no mais longo contrarrelógio da Volta a Itália e recuperou a camisola rosa, mas ficou com quatro rivais ainda perto, incluindo o português
Corpo do artigo
O belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) é novamente o líder da Volta a Itália, mas não ficou muito satisfeito com a vitória num contrarrelógio de 35 km em que João Almeida fez o nono tempo.
Evenepoel, que destronou Andreas Leknessund, admitiu ter entrado demasiado forte no "crono", não tendo conseguido manter o ritmo, acabando por vencer com 1 segundo para Geraint Thomas e 2s para Tao Geoghegan Hart, os dois corredores da Ineos que superaram as expectativas.
Já João Almeida entrou demasiado cauteloso, perdendo nos primeiros 15 km praticamente todos os 35 segundos que viria a ceder no final para o belga.
O português da UAE Emirates desceu para a quinta posição, a 1m07s de Evenepoel, uma diferença possível de recuperar na última semana, sempre muito dura no Giro. Almeida encerra ainda o lote de cinco corredores que vão discutir o triunfo e o pódio da corrida.
Esta segunda-feira o pelotão goza o primeiro dia de descanso desde o arranque da corrida, regressando na terça-feira com 196 km entre Scandiano e Viareggio que são planos na segunda metade.
CLASSIFICAÇÕES
9.ª etapa: Savignano sul Rubicone-Cesena (35 km)
1.º Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) 41m24s
2.º Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) a 01s
3.º Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) a 02s
4.º Stefan Kung (Groupama-FDJ) a 04s
5.º Bruno Armirail (Groupama-FDJ) a 08s
6.º Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a 17s
7.º Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) a 24s
8.º Aleksandr Vlasov (Bora-hansgrohe) a 30s
9.º João Almeida (UAE Emirates) a 35s
10.º Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) a 42s
GERAL INDIVIDUAL
1.º Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) 34h33m42s
2.º Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) a 45s
3.º Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a 47s
4.º Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) a 50s
5.º João Almeida (UAE Emirates) a 1m07s
16353214