Jogadora, duas vezes campeã olímpica, detida, em 17 de fevereiro, num aeroporto em Moscovo, passou a receber apoio consular. Acusação pode resultar até 10 anos de prisão
Corpo do artigo
A basquetebolista norte-americana Brittney Griner, que está detida na Rússia por posse de estupefacientes, foi encontrada de "boa saúde" por um funcionário da embaixada dos Estados Unidos, revelou, esta quarta-feira, o departamento de estado daquele país.
"Há algumas horas, um funcionário da nossa embaixada foi autorizado a ver Brittney Griner. [...] Encontrou-a de boa saúde e continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para assegurar que ela seja tratada de forma justa ao longo de todo este processo", disse Ned Price, porta-voz do departamento de Estado dos Estados Unidos.
Até agora, a jogadora de 31 anos, duas vezes campeã olímpica (Rio'2016 e Tóquio'2020) e uma das principais figuras da Liga norte-americana de basquetebol, ainda não tinha tido acesso a apoio consular desde 17 de fevereiro, quando foi detida num aeroporto em Moscovo, após serem detetados óleos canabinoides, vaporizadores e outros produtos na bagagem, segundo as autoridades locais.
Griner enfrenta uma acusação que pode resultar numa pena até 10 anos de prisão, sendo que, por decisão de um tribunal russo, a basquetebolista terá de ficar detida num estabelecimento prisional até 19 de maio.
Numa altura de tensão entre Rússia e Estados Unidos, em consequência da ofensiva militar do Kremlin na Ucrânia, existe o perigo de a poste norte-americana ser utilizada como instrumento de pressão no conflito, algo que Washington quer evitar, tentando manter o caso, o mais possível, fora da esfera mediática.
A atleta sete vezes 'All-Star' da WNBA alterna a carreira na Liga norte-americana com a presença na Rússia, representando o Ecaterimburgo desde 2014.