Sanção a Nijat Rahimov, que estava sob investigação da ITA por suspeitas de uso de doping, foi aplicada pelo TAS. Atleta do Cazaquistão terá trocado várias amostras de urina
Corpo do artigo
O halterofilista cazaque Nijat Rahimov, campeão olímpico em 2016 da categoria de 77 kg, foi suspenso por oito anos por infração das regras antidopagem e fica desapossado da medalha, anunciou, esta terça-feira, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
O também campeão do Mundo de 2015 tinha, desde janeiro do ano passado, um processo aberto pela Agência Internacional de Controlo (ITA), que enviou o caso para a câmara antidopagem do TAS, no quadro de uma investigação mais vasta sobre o doping endémico no halterofilismo.
O cazaque, nascido há 28 anos no Azerbaijão e naturalizado, terá procedido a quatro trocas de amostras de urina desde 15 março de 2016, o que abarca o período de preparação para o Rio2016, onde foi primeiro à frente do chinês Lyu Xiaojun.
Por se tratar da segunda infração, fica suspenso por oito anos, com o período de afastamento a começar em 18 de janeiro de 2021, quando foi conhecida a suspensão provisória. No entanto, os resultados são anulados desde 15 de março de 2016.