
Alexander Zverev
EPA
O tenista alemão Alexander Zverev, finalista vencido em 2025, qualificou-se esta terça-feira para as meias-finais do Open da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada, depois de vencer o norte-americano Learner Tien
O experiente Zverev, número três mundial, de 28 anos, afastou o 29.º no ranking do ATP Tour, em quatro parciais, por 6-3, 6-7 (5-7), 6-1 e 7-6 (7-3), ao fim de três horas e 11 minutos.
Aos 20 anos, Tien tornou-se o mais jovem tenista masculino a chegar aos quartos de final do Open da Austrália em 11 anos e o mais novo norte-americano desde 2002, tendo afastado o português Nuno Borges na terceira ronda.
A partida começou equilibrada em Melbourne Park e foi o alemão o único a conseguir quebrar o serviço do adversário, a meio do primeiro set, que Zverev acabou por ganhar por 6-3.
O equilíbrio foi ainda maior no segundo parcial, com nenhum dos tenistas a ceder qualquer jogo de serviço, pelo que foi preciso recorrer ao tie break, que Tien venceu por 6-7 (5-7).
A história foi completamente diferente no terceiro set, com o alemão a ganhar cinco jogos seguidos ao norte-americano, campeão das ATP NextGen Finals, para conquistar o parcial em 6-1.
O equilíbrio regressou no quatro e último set, que voltou a ir ao tie break, com Zverev a ser então mais forte para fechar o encontro em 7-6 (7-3).
O número três do ranking da ATP Tour, que venceu todos os jogos de serviço e fez 24 ases na partida de hoje, continua assim à procura do primeiro título num dos majors, os quatro principais torneios do ténis mundial.
Na próxima ronda, prevista para quinta-feira, o alemão vai encontrar o vencedor do encontro de hoje entre o tenista da casa Alex de Minaur, sexto do mundo, e o líder do ranking, o espanhol Carlos Alcaraz.
Líder mundial Sabalenka afasta Jovic e segue para as meias

A número um do mundo, Aryna Sabalenka, derrotou hoje a norte-americana Iva Jovic - 27.ª aos 18 anos - em dois parciais, nos quartos de final do Open da Austrália, seguindo para as meias-finais.
A bielorrussa de 27 anos, duas vezes vencedora em Melbourne (2023, 2024) e finalista no ano passado, superou o duelo em uma hora e 29 minutos, triunfando por 6-3 e 6-0.
Sabalenka começou melhor face a Jovic, que se estava a estrear em quartos de final de um major, e venceu os primeiros três jogos, vantagem que defendeu para conquistar em 6-3 o primeiro set , que demorou praticamente uma hora.
O segundo parcial foi muito mais rápido, com a norte-americana a não vencer nem um jogo de serviço, permitindo à líder do ranking mundial impor-se de forma categórica, por 6-0.
Jovic foi uma das surpresas da edição deste ano do Open da Austrália, tendo eliminado a italiana Jasmine Paolini (oitava do mundo), finalista de Roland Garros e Wimbledon em 2024, na terceira ronda.
Nas meias-finais do primeiro torneio do Grand Slam da temporada, marcadas para quinta-feira, Sabalenka vai enfrentar a vencedora do confronto de hoje entre outra norte-americana, a número três do mundo Coco Gauff, e a ucraniana Elina Svitolina (12.ª do ranking da WTA).

